Ghislain Konan com Vitória de Guimarães no coração

O Reims de Ghislain Konan venceu por 2-1, em casa no Estádio Auguste Delaune, o Strasbourg num jogo a contar para a 18ª jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, a Ligue 1.

De notar que o Reims conta no seu plantel com dois jogadores que passaram pelo Campeonato português: o lateral marfinense, Ghislain Konan, que atuou no Vitória de Guimarães, e o avançado sul-coreano Hyun-Jun Suk, que representou o Vitória de Setúbal e o FC Porto.

LusoJornal falou com Ghislain Konan (na foto) sobre os objetivos do Reims para esta temporada, mas sobretudo o Marfinense quis agradecer o Vitória de Guimarães pela oportunidade que lhe deu.

 

Quais são os objetivos para esta temporada?

Tem sido uma boa temporada. A equipa é boa e eu sinto-me bem aqui, fui bem recebido. Estou preparado para o resto da época. A adaptação foi rápida porque o espírito de grupo é muito bom. O Reims subiu da segunda para a primeira divisão e o objetivo principal é permanecer na Ligue 1. Reims é uma boa cidade mesmo se faz mais frio do que em Guimarães.

 

O que representou para si o Vitória Sport Clube?

Guimarães vai sempre estar no meu coração. O Vitória é um clube especial para mim, e é diferente do Reims. E claro continuo a ter um olho nos resultados do Vitória.

 

Que balanço faz da sua passagem por Portugal?

Quero agradecer Portugal e o Vitória pela oportunidade que me deram. Sem dúvida o Vitória estará sempre comigo. Aprendi muito em Guimarães e é graças a isso que estou a fazer uma boa temporada com o Reims.

 

O talento do Ghislain também ajudou…

Foi sobretudo o trabalho que me colocou onde estou. Mesmo quando as coisas correm mal, tens de trabalhar. Com o trabalho, alcanças tudo o que quiseres.

 

O que representa disputar o CAN, equivalente do Euro, com a Seleção da Costa do Marfim?

Vai ser um sonho representar a Seleção da Costa do Marfim no Campeonato Africano das Nações. É um sonho para mim e a minha família.

 

Com este resultado o Reims sobe para o 8° lugar com 25 pontos, enquanto o Strasbourg desce para o 9° lugar agora com 23 pontos.

De notar que o Paris Saint Germain continua na liderança da liga francesa com 44 pontos.

Na próxima jornada do Campeonato francês da primeira divisão de futebol, o Reims recebe o Caen, enquanto o Strasbourg acolhe o Nice, naquela que será a última jornada de 2018.