Governo vai criar serviços da Segurança Social nos Consulados

O Governo vai começar a abrir balcões da Segurança Social nos Consulados de Portugal até ao final do ano, para apoiar os pedidos de emigrantes, anunciou ontem, no Parlamento, o Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

A abertura de balcões de atendimento da Segurança Social nos principais países de emigração de Portugueses tem como objetivo “facilitar” pedidos destes emigrantes, e vão “funcionar junto de Embaixadas e Consulados”, disse Vieira da Silva.

O Ministro, numa audição regimental na Comissão de Trabalho e Segurança Social, não adiantou o número de postos que quer abrir, mas disse que a intenção é que essa abertura decorra “até ao final do ano”. A França é um dos países com mais emigração e por conseguinte é candidata às primeiras aberturas de postos da Segurança Social.

Na Comissão, o Ministro, questionado sobre o atraso nas pensões de Portugueses com parte da carreira contributiva no estrangeiro, Vieira da Silva defendeu a necessidade de ser dado um “passo em frente” para abrir esses serviços da Segurança Social nos países onde Portugal tem mais emigrantes. Segundo o governante, a “presença de técnicos da Segurança Social nesses países irá facilitar estrategicamente” a atribuição de pensões até ao final deste ano.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]