Governo vai organizar em 2019 um grande Congresso das redes da Diáspora

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai organizar, no dia 20 de julho de 2019, na cidade do Porto, um Congresso das redes da diáspora portuguesa no estrangeiro.

“Temos os Conselheiros das Comunidades, os Conselheiros consultivos dos postos consulares, a rede dos lusoeleitos, as redes das Câmaras de Comércio e dos empresários da diáspora, as redes do movimento associativo, as redes das Academias do Bacalhau,… e vamos organizar o grande encontro de todas estas redes” explicou ao LusoJornal. “Durante estes três anos temos vindo a trabalhar com cada uma destas redes e agora, depois da qualificação do trabalho, queremos encontrar forma para elas próprias dialogarem umas com as outras e serem capazes, com o Governo, de olhar para este percurso que fizemos, avaliarmos o que correu bem e o que correu menos bem, e olharmos para o futuro”.

José Luís Carneiro quer que estas redes definam objetivos para 10 anos. “É necessário avaliar o que tem vindo a ser feito e termos uma atitude de planeamento e perspetiva para o futuro” disse numa entrevista ao LusoJornal.

O Secretário de Estado está convicto que “ao fim de três anos, os Portugueses que se encontram em todas as partes do mundo sabem bem que houve conquistas muito significativas, que se alcançaram ao longo do exercício das funções governativas deste Governo e no âmbito muito particularmente do Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas”. E agora, neste último ano de exercício orçamental, quer “consolidar muitas das conquistas que foram feitas durante estes três anos, mas há ainda lugar para dar um salto em frente”. Refere, por exemplo, medidas relativas à modernização dos serviços consulares, ao reforço dos apoios ao movimento associativo dos Portugueses no estrangeiro, ao reforço aos Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE) “que apoiam a saída, mas também apoiam cada vez mais o regresso”, a apoio dos GAE nas sociedades de acolhimento e ainda a medidas pensadas para apoiar aqueles que estão a regressar.

As medidas mais conhecidas para apoio ao regresso dos emigrantes, são medidas de natureza fiscal. “Em regra, são as que suscitam uma maior discussão pública”, mas José Luís Carneiro refere outras. “Queremos que os Portugueses que sairam por razões de necessidade, sintam que o país os deseja, que o país os quer. Que são vitais para o futuro do nosso país” explica o Secretário de Estado das Comunidades. “Hoje a economia tem vindo a crescer, por força do crescimento da economia tem vindo também a haver uma melhoria no nível salarial dos trabalhadores desde os setores mais ligados às infraestruturas, até aos setores mais qualificados, quer do público, quer do privado. Temos mesmo falta de mão de obra, ainda há pouco tempo apresentei cerca de 20 mil postos de trabalho disponíveis no nosso país que estão por preencher do norte ao sul, do litoral ao interior”.

José Luís Carneiro respondia às perguntas do LusoJornal no Consulado Geral de Portugal em Paris, no domingo passado. Por isso, referiu também que “vai continuar o reforço de recursos humanos nos postos consulares”.

Destacou o facto de ter requalificado algumas das estruturas consulares existentes, nomeadamente a transformação da Permanência consular de Nantes em Escritório consular e admitiu que vai ainda transformar algumas Antenas consulares, “até porque temos estruturas a funcionar que nem existem na Convenção de Viena, não existem em termos legais”. Interrogado se um destes casos é a Permanência em Lille, José Luís Carneiro referiu apenas que “há vários casos”.

Ainda para 2019, José Luís Carneiro quer continuar o reforço e a capacitação dos Consulados Honorários, nomeadamente quanto à sua formação e à atribuição de poderes alargados.

“Vamos também acompanhar de perto a implementação da legislação relativa às novas leis eleitorais e às medidas de recenseamento eleitoral, que é um trabalho muito grande” concluiu José Luís Carneiro.

 

[pro_ad_display_adzone id=”17510″]