Grand Lyon: Festa de S. João animou Saint Genis Laval

No fim de semana passado, sábado 30 de junho e domingo 1 de julho, a Associação portuguesa de St. Genis Laval organizou a sua Festa de S. João, no estádio Jean Fillot, no bairro de Basse Barolles, em St Genis Laval (69), nos arredores de Lyon.

O cartaz de sábado era atraente, com artistas lusodescendentes e alguns vindos de Portugal, como foi o caso de Marcus. No domingo à tarde subiram ao palco vários grupos de folclore e de novo a dupla «Jorge e Miguel Beirão», assim como o organista Hugo Andrade. Animaram o baile até altas horas da noite.

«Estamos numa fase de procura de novos elementos para o nosso grupo de folclore» disse ao LusoJornal o Presidente David Assunção. «Procuramos gente para dançar e para cantar». O grupo acaba aqui as suas atividades antes das férias de verão. «Vamos dizer que estamos também um pouco de férias, mas para setembro retomamos as nossas atividades com o grupo».

Nestes dois dias foi grande a afluência do público, onde não faltaram as tradicionais «especialidades portuguesas» para o almoço e jantar. Havia Bacalhau assado, Sardinhas e Febras, assim como «bom vinho» de várias regiões de Portugal.

Estavam aqui reunidas as condições de um arraial bem português que a associação tem sempre o esmero de preparar. Esta é a festa mais concorrida nestas datas, na região do Grande Lyon.

A associação de St. Genis Laval tem atividades ao longo do ano, mas nesta data organiza sempre uma Semana cultural e de artesanato, com exposições durante a semana. Para estes eventos conta com o apoio da Mairie de St. Genis Laval, uma cidade dos arredores de Lyon que tem uma geminação com Tortosento, na Beira Baixa. Uma vez por ano há troca e visitas de delegações, o que dá sempre ocasião para festa da amizade.

A associação anima também um programa de rádio, todas a sextas-feiras, na rádio Plurielle, das 20h00 às 22h00, onde costuma comunicar sobre as atividades da associação.