LusoJornal / Jorge Campos

Grupo Coral da Pastoral Portuguesa de Lyon

A Pastoral Portuguesa de Lyon tem nas suas diversas atividades, um Grupo Coral, constituído em média por 35 elementos vindos de todos os pontos da cidade e da região Lyon.

Os ensaios têm lugar todas as sextas-feiras na Paróquia de St Bruno, na Croix Rousse. Cristina e Filipe são os responsáveis do grupo e dos ensaios. Escolhem os cânticos para as celebrações eucarísticas da Pastoral ao longo do ano. Cantam em quatro Paróquias da diocese, na cidade de Lyon – Ste. Foy, St. Bruno, Natividade e Ste. Famille – onde em cada domingo do mês se celebra a missa em português para toda a Comunidade residente na Diocese.

O Grupo Coral de St. Bruno reune alguns membros de todas as Paróquias mas cada Paróquia tem o seu próprio grupo coral.

No mês de maio, em várias localidades da Diocese, festeja-se Nossa Senhora de Fátima e os grupos fusionam para animar as diferentes cerimónias que decorrem durante este mês de maio.

«Gosto muito de participar no Grupo Coral onde já canto há 18 anos. É uma maneira de se viver a fé e também de dar testemunho da minha e nossa fé cristã e católica» disse Maria Emília ao LusoJornal. «Há também uma grande amizade entre nós, o que faz que nos reunimos várias vezes por ano para confraternizar em jantares, merendas e almoços. Eu e o meu marido já estamos aposentados há quase dois anos e isto faz parte das nossas principais atividades na nova vida de aposentados» contou ao LusoJornal.

Na Diocese de Lyon e do Ain, são no total oito celebrações feitas pela Comunidade portuguesa em honra de Nossa Senhora de Fátima. As mais importantes são as de Montluel e as de Fourvière, que reune o maior número de devotos e peregrinos, vindos mesmo da Suíça vizinha e do sul da França.