Gulbenkian “Dá Voz à Letra”: concurso de leitura em língua portuguesa

A Biblioteca Gulbenkian de Paris abriu as inscrições para a 4ª edição do concurso “Dá Voz à Letra”, que tem como objetivos desenvolver as possibilidades interpretativas da leitura em voz alta, nomeadamente de textos em língua portuguesa.

O concurso consiste no envio de um vídeo de 3 minutos do candidato a ler em voz alta um texto à sua escolha em língua portuguesa, até ao próximo dia 12 de novembro.

O “Dá Voz à Letra” destina-se a alunos que frequentam o ensino secundário, público ou privado – Academias de Créteil, Paris e Versailles -, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos.

Segundo a Delegação de Paris da Fundação Calouste Gulbenkian, o concurso pretende desenvolver, simultaneamente, capacidades diversas das que são desenvolvidas pela leitura silenciosa, nomeadamente, a dicção, a colocação e a projeção da voz, a noção de ritmo na leitura, a descoberta das possibilidades interpretativas na leitura de diferentes tipos de textos. Assim como incentivar, através da leitura em voz alta, o conhecimento de textos da literatura em língua portuguesa.

Dar a conhecer também as traduções para língua francesa dos textos de autores de língua portuguesa e divulgar o espólio da Biblioteca da Delegação em França a estudantes pré-universitários das escolas da Île-de-France.

O júri selecionará os 20 melhores vídeos (semifinalistas) com base nos seguintes critérios: o texto escolhido, a capacidade de comunicação ou ainda a criatividade interpretativa.

Todos os anos o júri é composto por 3 personalidades diferentes. No ano passado, foi constituído por Rita Blanco, Pedro Abrunhosa e Ruben Alves.

Este projeto desenvolve-se em parceria com várias entidades ligadas à promoção e ensino da língua portuguesa e das culturas lusófonas em França.

Os três primeiros vencedores ganham um prémio aliciante: uma viagem de 4 dias a Lisboa ou ainda um iPad com 6 ebooks.

Para mais informações sobre como participar, seleção e avaliação, prazos, júri e prémios consulte o regulamento do concurso disponível em:

https://gulbenkian.pt/paris

 

Fundação Calouste Gulbenkian

39 boulevard de la Tour Maubourg

75007 Paris

Infos: 01.53.85.93.83