Hugo Palma expõe na Casa de Portugal em Paris

Continua patente até ao dia 15 de novembro a exposição de pintura do artista Hugo Palma intitulada “J’ai tout vu avant” na Casa de Portugal André de Gouveia.

Hugo Palma explica sobre esta exposição que “Decisões tomadas: tela esticada e engradada, de seguida pintá-la – ‘fixar-lhe’ uma imagem. Entre uma infinidade de hipóteses, opta-se por uma imagem que foi repetida, também, uma infinidade de vezes… (sabemos que uma das possibilidades na prática artística é refazer, voltar a fazer, fazer de novo, fazer diferente). Depois de definida a imagem, aparentemente conseguiu resolver-se uma parte do problema. Mas o que resta que possa ser novo, diferente? A própria imagem? Sim”.

E prossegue dizendo que “Todas as imagens que já foram pintadas fazem parte de uma mesma base, da qual partimos, e na qual se estabelecem relações entre todas elas. Vamos acrescentar outra, que, na verdade, tem origem em todas as outras, mas que não pode coincidir com nenhuma delas – nem nunca conseguiria fazê-lo. A pintura pode ser um trabalho sempre igual, mas sempre incompleto. É sempre a mesma pintura que pintamos, mas que se revela numa imagem sempre diferente – porque o tempo de cada uma delas é, igualmente, sempre diferente. Tarefa impossível, que nunca se concretiza. Continua sempre”.

Nascido em Portugal em 1974, Hugo Palma vive e trabalha em Lisboa. Possui várias formações na área da pintura nomeadamente na AR.CO em Lisboa e na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa ou ainda na Universidade de Évora.

Já fez exposições individuais e coletivas em Lisboa, na Amadora, em Sintra e Vila Verde. Criou também a capa do disco da fadista Katia Guerreiro “10 anos na asas do Fado”.

A exposição é realizada em parceria com a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris-Nanterre, o leitorado da Universidade de Paris 8, Casa de Portugal André de Gouveia e Camões – Instituto da Cooperação e da língua. A entrada é livre.

 

Casa de Portugal André de Gouveia

Cité Internationale Universitaire de Paris

7 P boulevard Jourdan

75014 Paris

Infos: 01.40.79.02.40