Ir a Portugal de carro? O melhor é mesmo ir de avião

Quem tiver mesmo e viajar para Portugal nesta altura, o melhor é mesmo fazê-lo de avião. Os poucos voos que existem para Portugal estão caros, mas a passagem por Espanha e a circulação em França tornam a viagem terrestre bastante difícil.

As viagens em França, acima de 100 km, necessitam de ser justificadas com uma declaração e apenas se recomendam para fins profissionais ou por motivos familiares, imperiosos devidamente comprovados.

Mas para além da dificuldade de circular em França, a entrada em Espanha também está dificultada pelo facto das fronteiras terrestres estarem encerradas. Apenas é permitida a entrada a cidadãos espanhóis ou residentes em Espanha, a residentes na União Europeia ou Estados Associados Schengen, que se desloquem diretamente para o seu lugar de residência e aos trabalhadores transfronteiriços. Também podem entrar os profissionais sanitários ou dedicados ao cuidado de idosos que se desloquem para o seu local de trabalho e as pessoas “que provem documentalmente motivos de força maior ou situação de necessidade”, por exemplo para funerais.

Quem tiver mesmo de passar, evocando qualquer uma destas razões, deve contactar com a Guardia Civil espanhola através do número de telefone +34.900.101.062, visto ser a autoridade competente que controla a fronteira espanhola.

Até ao momento não existe ainda data definitiva para a abertura das fronteiras terrestres espanholas, mas o Governo português diz estar em contacto com as autoridades francesas e espanholas para “negociar” esta abertura atempadamente, antes das férias de verão “se a situação “evoluir no bom sentido”.

 

É mais fácil de avião…

O aeroporto de Paris-Orly está completamente fechado. Por isso, os voos para Portugal partem todos, atualmente, do aeroporto de Paris Roissy Charles de Gaule (CDG). Até agora estão a circular voos operados pela Air France, KLM e Easyjet, mas a partir de hoje, dia 13 de maio, a TAP também reativou voos para a capital francesa. Quem morar a mais de 100 km do aeroporto, deve preencher a Declaração de deslocação disponível online e utilizar o bilhete de avião como justificativo de viagem.

É importante que quem viaja leve os devidos documentos portugueses e, para regressar a França, tem de ter um justificativo de residência em França porque, em caso contrário, não poderão regressar.

Só podem viajar de Portugal para França as pessoas que tiverem residência principal em França. Os Consulados de Portugal em França têm sido solicitados para passar declarações de residência, mas os Postos não estão disponíveis para emitir estes documentos. O mais fácil é mesmo recorrer às Mairies.

Quem vier para França alegando razões profissionais, sem aqui ter residência principal, deve trazer contrato de trabalho, em curso de validade.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]