LusoJornal / Jorge Campos

Jantar anual da Associação Portuguesa de Neuville-sur-Saône

A Associação cultural desportiva portuguesa de Neuville organizou, no sábado dia 21 de abril, o seu jantar anual no Espace Jean Vilar, em Neuville (69).

Da ementa constava um prato regional do Minho – «Rojões» – que agradou aos presentes. Cerca de 200 convivas participaram nesta festa, pois após o jantar iniciou-se um baile com animação de Mário Ribeiro.

«Estamos a prever o nosso Festival de folclore para sábado, dia 3 de junho, aqui nesta mesma sala Jean Vilar. Vai realizar-se no exterior da sala, se o tempo o permitir, com cerca de dez grupos de folclore e teremos algumas surpresas» disse ao LusoJornal a Tesoureira Carina de Oliveira. «Teremos também nesse dia, possibilidade de restauração ao meio dia e à noite, com especialidades da época, como por exemplo sardinhas, frangos e febras».

Mais para a frente, no fim de semana de 23 e 24 de junho, a associação vai organizar um passeio até à praia, com os sócios.

A associação tem como atividade principal um rancho de folclore, o «Grupo etnográfico português de Neuville-sur-Saône» que conta com cerca de quarenta elementos.

No início do ano, o grupo foi convidado pela cidade de La Thalaudière para desfilar nas ruas daquela localidade, acompanhando as associações no dia da festa da cidade.

«Este ano, como habitualmente, já temos várias saidas agendadas aqui na região de Lyon, e no dia 1 de julho iremos até Auxerre» disse Ana Maria Godart, também Tesoureira da associação.

Da Direção faz parte o Presidente Albino Oliveira, o Vice-Presidente Adelino da Cruz, a Secretária Marise Alasia, as duas Tesoureiras Carine Oliveira e Ana Maria Godart.

Neuville é uma cidade que está geminada com Cabeceiras de Basto, em Portugal, e regularmente são feitos intercâmbios e visitas de delegações com festejos e animações culturais entre as duas localidades.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]