Jazz e textos de Lídia Jorge na Casa de Portugal André de Gouveia

No âmbito da 9ª edição do Festival Jazz à Cité, a Casa de Portugal André de Gouveia acolhe o espetáculo “Oulman and Amália” no sábado, dia 26 de outubro, às 18h00.

“Oulman and Amália” é um concerto-instalação, onde jazz, fado e literatura contemporânea se entrelaçam com um texto de Lídia Jorge, as fotos de Eduardo Brito, a música de Jardim Jazz e a voz de Mariana Fabião. O espetáculo é uma criação de Pierre Léglise-Costa e Jardim Jazz.

A leitura do texto de Lídia Jorge ficará a cargo de Florence Inácio. Na música Philippe Alonso estará no contrabaixo, Sylvain Bassaisteguy na percussão e bateria, Nicolas Bretzlavetz no saxofone e oud, Patrice Herold no baixo elétrico, e José Inácio no Fender Rhodes.

Jardim é um grupo que foi criado em França e que escolheu o nome em português. Explicam que é “um jardim imaginário onde tudo ainda é possível” e ainda que é uma homenagem à música de António Carlos Jobim.

O quinteto está vinculado a uma certa ideia da música, uma música sem fronteiras, sem barreiras, sem preconceitos. Tocam jazz, rock, folk, pop e world music com arranjos originais. Procurando sempre “encontros atípicos e momentos de partilha musical, o jazz é para nós uma música de descoberta e partilha, viva e atual”.

Jardim é acima de tudo uma história de amizade entre músicos de Orléans que compartilham as mesmas paixões (música improvisada, enologia…) e os mesmos valores cívicos e que se encontraram nas oficinas de jazz e improvisação de Patrick Sintès, do Conservatório de Orléans e que decidiram no início de 2013 propor reuniões musicais.

Os parceiros deste evento são o Festival de Jazz de la Cité Internationale, a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris-Nanterre, o leitorado de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Paris 8 e Camões – Instituto da cooperação e da língua.

A entrada é livre e gratuita no limite dos lugares disponíveis.

 

Casa de Portugal André de Gouveia

Cité Internationale Universitaire de Paris

7 P boulevard Jourdan

75014 Paris

Infos: 01.40.79.02.40

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]