Jean-Yves Le Drian é convidado do Seminário Diplomático português

Os principais temas da política externa portuguesa serão debatidos no Seminário Diplomático 2018, entre 03 e 04 de janeiro, em Lisboa, e contará com a presença de autoridades nacionais e estrangeiras, divulgou num comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

O Seminário Diplomático é uma iniciativa anual do Ministério dos Negócios Estrangeiros que reúne membros do Governo, representantes da administração pública, das universidades, da comunidade empresarial, embaixadores e outros setores estratégicos para debater os principais temas de interesse da política externa portuguesa.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, fará uma intervenção na sessão de abertura do Seminário, refere a organização em comunicado.

Na mesma sessão de 03 de janeiro, intervirá, como orador convidado, o reitor da Paris School of International Affairs, Enrico Letta, sobre o tema «Europe towards the end of the legislature: Time for action». Enrico Letta ocupou várias pastas ministeriais em Itália, tendo sido igualmente Primeiro-Ministro daquele país (2013-2014).

Ainda neste mesmo dia, de acordo com a nota, será entregue o Prémio Francisco de Melo e Torres «Diplomata do Ano».

De acordo com o programa, no painel temático «Diplomacia Económica e Acão da AICEP: Oportunidades de Investimentos», a decorrer no primeiro dia, contará com o Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias, e com o Diretor de Assuntos Externos das Oficinas Gerais de Material Aeronáutico, Paulo Monginho. Além do Presidente do Conselho de Administração do Porto de Sines, José Luís Cacho, do Presidente do Conselho de Administração da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva, José Pedro Salema, e do Presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Luís Castro Henriques.

A 04 de janeiro, o Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, intervirá como orador convidado.

Neste mesmo dia, no painel «Grupos regionais – Ação Externa Integrada» vão participar Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e Eurico Brilhante Dias, Secretário de Estado da Internacionalização, Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, e Pedro Costa Pereira, Diretor-geral de Política Externa.

No painel temático «Europa e Portugal 2030», participam o Ministro Augusto Santos Silva, a Secretária de Estado Ana Paula Zacarias e o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

O último painel do segundo dia do evento, «Funcionamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros: Perspetivas», contará com o Secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Álvaro Mendonça e Moura, o Presidente do Instituto Diplomático, José de Freitas Ferraz, do Diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança, António Gameiro Marques e do Presidente do Camões Instituto para a Promoção da Língua e da Cultura, Luís Faro Ramos.