João Bosco volta hoje ao New Morning

João Bosco volta a dar um concerto na sala New Morning em Paris, na quinta-feira, dia 25 de abril, a partir das 20h00, acompanhado dos seus músicos Ricardo Silveira na guitarra, Guto Wirtti no baixo e Kiko Freitas na bateria.

Já com mais de 45 anos de carreira, João Bosco é um dos mais reconhecidos artistas da música brasileira das últimas décadas. Foi um dos protegidos de Tom Jobim e é compositor, arranjador, músico e cantor. O seu estilo musical é o resultado da mistura entre o Samba, a Bossa Nova, o Jazz e a Pop, preservando um estilo acústico e as capacidades de improviso naturais dos músicos de Jazz.

Originário do estado de Minas Gerais, de pai libanês, de uma família de músicos, João Bosco começou a guitarra aos 12 anos, depois estudou engenharia antes de se consagrar à música, apaixonado pelo Jazz, Bossa Nova e o Tropicalismo. No final dos anos 60, em Ouro Preto, João Bosco conheceu o poeta e diplomata Vinícius de Moraes, parceiro e letrista histórico de António Carlos Jobim. Eles escreveram algumas canções juntos entre as quais o famoso “Samba de Pouso”. Em 1970 conheceu aquele que viria a ser o seu mais fiel companheiro na criação musical, Aldir Blanc, juntos compuseram mais de cem canções, algumas das quais acabaram por se tornar em standards da música brasileira como “O Mestre Sala dos Mares”, “O Bêbedo e a Equilibrista”, “O Bala com Bala” e o bolero “Dois para lá, dois pra cá”, canções tornadas célebres através da voz de Elis Regina.

Para Bosco, em entrevista ao Le Monde, Elis Regina era a melhor intérprete das suas canções: “Elis foi tudo para mim. Uma aula de obstinação, intuição e um talento imensurável. Tinha uma antena que a transformava na mulher que sabia demais. A gravação de ‘O Bêbado e a Equilibrista’ é de arrepiar. Elis e suas interpretações definitivas. Sempre estarei na primeira fila batendo palmas para ela”.

João Bosco já é um “habitué” do New Morning, pois já aí tocou no dia 25 de julho do ano passado, mas também em 2003, 2004, 2009, 2010, 2011 e 2013.

O New Morning é uma das salas de Jazz de maior renome internacional, inaugurada a 16 de abril de 1981, já viu passar pelo seu palco nomes como Dizzi Gillespie, Art Blakey, Miles Davis, Chet Baker, Gil Scott Heron ou Prince.

 

New Morning

7 & 9 rue des Petites Ecuries

75010 Paris

www.newmornig.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”24612″]