Jornada social da Misericórdia de Paris vai refletir sobre Combate à Solidão

A Santa Casa da Misericórdia de Paris organiza, neste sábado, dia 23 de junho, no Consulado Geral de Portugal em Paris, as suas IX Jornadas Sociais, este ano dedicadas à sensibilização do público para a luta contra a solidão.

A Santa Casa da Misericórdia de Paris trabalha há mais de duas décadas em prol dos mais necessitados. Para além da ajuda alimentar ou administrativa, a questão da solidão é um «flagelo global do qual os Portugueses em França também sofrem» e à qual a instituição está atenta.

Por isso, dedica mais uma edição das suas Jornadas Sociais a este tema, a partir das 9h30. «Para além de um momento de reflexão, o objetivo é, igualmente, o de reunir voluntária(o)s para acompanhar as pessoas que se encontram isoladas e carecem de apoio moral e afetivo» diz uma nota da Santa Casa da Misericórdia de Paris enviada às redações.

A abertura oficial da Jornada vai ser moderada por José Barros e vai contar com as intervenções de António de Albuquerque Moniz, o Cônsul-Geral de Portugal em Paris, e de António Fernandes, o novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris.

Durante toda a manhã, para além da reflexão à volta do tema «Combate à Solidão» que será feita por Aníbal de Almeida, está prevista a intervenção do Psicanalista Manuel dos Santos Jorge. Estão previstos ainda os testemunhos de José Afonso e Suzette Fernandes e as conclusões que serão apresentadas por Joaquim Pereira de Sousa.

O encerramento da Jornada vai ser feito pelo Provedor António Fernandes, às 12h30, mas nesse mesmo dia, às 16h00, será realizada uma cerimónia de homenagem aos 12 Portugueses sepultados no Jazigo da Santa Casa da Misericórdia de Paris, no Cemitério Sul de Enghien-les-Bains.