José Alexandre Cardoso Marques recebeu o Prémio Anim’Arte 2017

O cineasta José Alexandre Cardoso Marques recebeu no sábado passado o Prémio Prestígio-Carreira Anim’Arte 2017 na categoria Cinema. Os Prémios foram entregues na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, durante a Gala Anim’Arte, um espetáculo anual de atribuição destes prémios.
Organizados pela Revista Anim’Arte, estes prémios pretendem dignificar personalidades, artistas, dirigentes associativos e instituições como agentes de desenvolvimento local e regional. São pois um reconhecimento público do trabalho realizado por todo o tipo de agentes culturais e sociais.
Nascido em Vouzela, no distrito de Viseu, em 1960, José Alexandre Cardoso Marques veio cedo para França para completar estudos. No Cineclube Universitário de Poitiers desenvolveu a paixão pelo cinema documental. Voltaria a Portugal para frequentar o curso de Direito, mas o apelo do cinema trouxe-o para Paris onde viria a frequentar a Escola de Cinema a partir de 1983, tornando-se frequentador assíduo da Cinemateca francesa.
Entre 1985 e 1990 José Aexandre Cardoso Marques rodou diversos filmes sobre a Comunidade portuguesa em França. Em 1997 recebeu o Primeiro Prémio de Jornalismo «Comunidades Portuguesas», atribuído pelo Sindicato dos jornalistas de Lisboa pelo filme documental «Maison du Portugal».
Em 1998, alcança o Doutoramento em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais na Universidade da Sorbonne Nouvelle, em Paris.
Lecionou cinema em diversas universidades europeias. Participou em diversos estudos e obras científicas relacionadas com o cinema documental (História do Cinema; Património Cultural e Cinema; História dos Portugueses no Mundo; Arqueologia do Cinema; entre outros).
A Revista Anim’Arte é um projeto editorial do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu – GICAV que, ao longo dos últimos 26 anos, tem prosseguido um dos seus objetivos prioritários através da divulgação de projetos culturais e artísticos, quer coletivos, quer individuais, que as associações e artistas do distrito de Viseu (e não só) realizam e por direito próprio, merecem ser publicitados junto de um público mais vasto.
Momentos musicais e poéticos foram intercalando a entrega oficial dos 20 Prémios Anim’Arte 2017.