IJF

Judo: Patrícia Sampaio em 5° lugar no Grand Slam Paris 2023

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

A judoca Patrícia Sampaio alcançou a 5ª posição e João Fernando o 7º lugar no último dia do Grand Slam Paris 2023, que se cumpriu este domingo, 5 de fevereiro.

Os melhores judocas do mundo reuniram-se este fim de semana na capital francesa, num total de 520 atletas (205 femininos e 315 masculinos) em representação de 82 países. Portugal competiu com 7 atletas.

O segundo e último dia do evento contou com a presença dos atletas das categorias -70kg, -78kg e +78kg femininas e -81kg, -90kg, -100kg e +100kg masculinas, incluindo 3 portugueses.

Patrícia Sampaio foi 5ª

Uma semana após a conquista da Medalha de Ouro no Grand Prix Portugal 2023, Patrícia Sampaio (-78kg) estreou-se com um triunfo na primeira eliminatória contra a japonesa Mao Izumi (167ª, Campeã Asiática em 2019), após acumulação de ‘shidos’ da nipónica a cerca de 20 segundos do fim do tempo regulamentar.

Alcançou a segunda vitória no confronto seguinte, contra a jovem brasileira Millena Silva (163ª, Vice-campeã Mundial de Cadetes em 2017), pontuando ‘wazari’ após cerca de três minutos de combate e gerindo a vantagem até ao final dos 4 minutos.

Nos quartos-de-final, encontrou a francesa Audrey Tcheumeo (nº9 do mundo, Vice-Campeã do Masters 2022 e vencedora da última edição do Grand Slam Paris).

A luta foi marcada pelo equilíbrio, não se registando nenhuma pontuação durante o período regulamentar. Após 40 segundos de ‘golden score’, com o apoio do público da casa, a gaulesa conseguiu o ‘ippon’. Garantiu um lugar no bloco de finais, após vencer por desqualificação da sua adversária Inbar Lanir (7ª), de Israel.

A luta pelo pódio, com a sul-coreana Jeongyun Lee (18ª), foi bastante disputada, mas foi necessário recorrer ao período de ‘ponto de ouro’ para encontrar a vencedora. Nessa fase, a atleta asiática conseguiu superiorizar-se e levou a judoca lusa a errar e a somar o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Patrícia Sampaio alcança o 5º lugar.

João Fernando foi 7°

João Fernando (-81kg), 55º no ranking mundial, começou a sua prestação com uma vitória por ‘ippon’ sobre o jovem Arsenii Kladnov (fez a sua estreia no circuito de seniores), do Quirguistão.

O judoca português alcançou o segundo triunfo na ronda seguinte, contra o mongol Bolor-Ochir Gereltuya (48º, Bronze no Grand Slam Paris 2021), pontuando ‘wazari’ e gerindo a vantagem até ao final do tempo regulamentar.

Nos oitavos-de-final, encontrou o nº2 do mundo, Matthias Casse (Bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, atual Vice-campeão Mundial e Europeu) da Bélgica. Após um início equilibrado, o português conseguiu surpreender e contrariar o favoritismo do belga, afastando-o da prova por ‘ippon’.

Na lutar pelo acesso à semifinal, teve a oposição do francês Alpha Oumar Djalo (11º, Bronze no Masters 2022). O judoca gaulês, embalado pelo apoio do público da casa, entrou forte e adiantou-se no marcador por ‘wazari’. Apesar do esforço do português, o tempo foi-se escasseando e o francês conseguiu gerir a vantagem até ao final dos 4 minutos.

Na repescagem, cedeu por ‘ippon’ perante o canadiano François Gauthier Drapeau, 15º do ranking mundial. Com este resultado, João Fernando termina na 7ª posição.

Anri Egutidze

Na categoria -81kg, Anri Egutidze (51º) somou um triunfo na ronda inaugural, eliminando Mohamed Imadou (sem ranking, estreou-se em provas internacionais), das Comores, por ‘ippon’ (duplo ‘wazari’).

Na ronda seguinte, contra o sul-coreano Joonhwan Lee (nº9 do ranking mundial, Ouro no Grand Prix Portugal 2023), assistiu-se a um confronto equilibrado, que chegou ao fim do tempo regulamentar sem pontuação. Aos 18 segundos do ‘golden score’, o português não conseguiu evitar o ‘wazari’ do asiático, terminando a sua prestação.

.

No primeiro dia do evento, Telma Monteiro (-57kg) foi a única portuguesa no Bloco de Finais, onde alcançou o 5º lugar. Bárbara Timo (-63kg) e Maria Siderot (-52kg) terminaram em 9º lugar.

Recordamos que, Portugal marcou presença na segunda etapa do Circuito Mundial com 7 atletas: Maria Siderot (-52kg), Telma Monteiro (-57kg), Bárbara Timo (-63kg), Patrícia Sampaio (-78kg), Rodrigo Lopes (-60kg), Anri Egutidze (-81kg) e João Fernando (-81kg).

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]