Judo: Telma Monteiro alcança 5° lugar no Grand Slam Paris 2023

IJF

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

A judoca portuguesa Telma Monteiro alcançou o 5º lugar no primeiro dia do Grand Slam Paris 2023 de judo, que se realiza este fim de semana em Paris, com a participação de 520 atletas (205 femininos e 315 masculinos) em representação de 82 países até este domingo.

Esta é uma das mais prestigiadas competições do circuito e reúne sempre os melhores judocas do mundo.

Este sábado foi dedicado às categorias -48kg, -52kg, -57kg e -63kg femininas, assim como às -60kg, -66kg e -73kg masculinas.

Quatro judocas portuguesas entraram em competição este sábado.

Telma Monteiro foi 5ª

Telma Monteiro (-57kg), atual 14ª do ranking mundial, iniciou a sua caminhada na segunda ronda, onde encontrou e eliminou a costa-marfinense Zouleiha Abzetta Dabonne (48ª do ranking) por duplo ‘wazari’.

Nos oitavos-de-final, contra a jovem turca Ozlem Yildiz (29ª, atual Campeã Mundial de Juniores) assistiu-se a um confronto tático e equilibrado, sem pontuações no tempo regulamentar. Em período de ‘golden score’, a portuguesa esteve mais atacante e obrigou a turca a errar e a somar o terceiro ‘shido’.

Depois, Telma Monteiro discutiu a passagem à semifinal com a mongol Ichinkhorloo Munkhtsedev (28ª). Após os minutos iniciais equilibrados, a judoca lusa chegou à vantagem (‘wazari’) e conseguiu geri-la até ao fim dos 4 minutos.

Em busca de um lugar na final, teve a oposição da francesa Priscilla Gneto (12ª, Bronze no Jogos Olímpicos de Londres). Como se previa, o combate foi equilibrado, mas com a portuguesa sempre mais ofensiva. Depois de 4 minutos sem pontos, no período de ‘ponto de ouro’ a experiente gaulesa aproveitou uma investida da portuguesa para contra-atacar e pontuar ‘ippon’.

Na luta pelo pódio, encontrou Daria Bilodid (41ª), ucraniana que aos 22 anos já se sagrou Bicampeã Mundial e Medalhada Olímpica (Bronze em Tóquio) na categoria -48kg, mas que subiu duas categorias em 2022. A atleta lusa começou melhor, levando a ucraniana a somar 2 ‘shidos’, mas sem conseguir pontuar. Bilodid conseguiu equilibrar e o combate entrou em período de ‘ponto de ouro’ com o marcador empatado. Nessa fase, a ucraniana tomou a iniciativa e ao fim de mais 3 minutos, conseguiu projetar e pontuar ‘wazari’. Com este resultado, Telma Monteiro alcança o 5º lugar.

Bárbara Timo foi 9ª

Na categoria -63kg, a Medalha de Ouro do Grand Prix de Portugal Bárbara Timo (10ª do ranking) estreou-se na segunda ronda, onde eliminou a francesa Agathe Devitry (112ª) por ‘wazari’.

Encontrou a 33ª classificada do ranking mundial, Maylin Del Toro Carvajal (4 Medalhas em Grand Slams) de Cuba, nos oitavos-de-final. Após quatro minutos equilibrados, sem pontuações, o confronto entrou em período de ‘ponto de ouro’. Apesar do ascendente da portuguesa, a cubana, que já tinha dois ‘shidos’, foi a primeira a pontuar (‘wazari’). Desta forma, Bárbara Timo termina em 9º lugar.

Maria Siderot foi 9ª

Maria Siderot (-52kg), 74ª do ranking mundial, começou a sua prestação com um triunfo na ronda inaugural, eliminando a sul-coreana Seyun Jang (35ª, atual Campeã Asiática de Juniores) por ‘ippon’.

Nos oitavos-de-final, encontrou a 2ª cabeça-de-série da prova, Gefen Primo (7ª do ranking e vencedora da competição em 2021), de Israel. O combate revelou-se bastante equilibrado, chegando ao fim do tempo regulamentar sem alteração no marcador. Após mais 3 minutos de período de ‘ponto de ouro’, a israelita conseguiu superiorizar-se, levando a atleta lusa a errar e a somar o terceiro ‘shido’. Com este resultado, Maria Siderot alcança a 9ª posição.

Rodrigo Lopes eliminado no primeiro confronto

Nos -60kg, Rodrigo Lopes (31º) não conseguiu superar o seu primeiro adversário, Hakberdi Jumayev (63º), do Turquemenistão, cedendo por ‘wazari’.

Na competição que sucede o Grand Prix de Portugal, a Seleção portuguesa está presente com 7 atletas: Maria Siderot (-52kg), Telma Monteiro (-57kg), Bárbara Timo (-63kg), Patrícia Sampaio (-78kg), Rodrigo Lopes (-60kg), Anri Egutidze (-81kg) e João Fernando (-81kg).

O Grand Slam Paris 2023 termina este domingo, com as categorias mais pesadas (-70kg, -78kg e +78kg femininas e -81kg, -90kg, -100kg e +100kg masculinas) a entrarem nos tatamis.

Patrícia Sampaio, Anri Egutidze e João Fernando são os 3 atletas lusos que encerram a participação na prova.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]