“Le Chemin Portugais” – Um novo guia de Peregrinação a Santiago de Compostela

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Se quiser aproveitar as férias de verão para uma peregrinação a Santiago de Compostela partindo de Lisboa, a editora francesa Lepère, especialista em guias para peregrinos, acaba de lançar em França um novo guia prático do Caminho Português (Via Lusitana).

Com início na capital portuguesa, este caminho, ainda pouco conhecido, evita o asfalto e as multidões do percurso mais frequentado. O itinerário proposto em 30 etapas é uma rota de peregrinação que segue em grande parte uma antiga estrada romana (Via XVI) ligando Lisboa (Olissipo) a Braga (Bracara Augusta), passando por Scalabis (Santarém), Fátima, Conimbriga (perto de Coimbra), Cale (Gaia) e Portus (Porto). Da capital do Norte, o peregrino seguirá o caminho habitual até Santiago de Compostela. O guia oferece um bónus que permite continuar o caminho até ao Cabo Finisterra.

Este Caminho Português, além de paz e sossego garantidos, oferece uma rota muito bem sinalizada e moderadamente difícil se já tiver experiência de caminhadas de longa distância. Atravessará paisagens montanhosas, entre carvalhos e eucaliptos, num clima mediterrânico ligeiramente temperado pela proximidade do Atlântico.

Os Caminhos de Santiago cruzam a Europa até à capital espiritual da Galiza desde o século IX, permitindo aos peregrinos percorrer o continente para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na imponente catedral de Santiago de Compostela. Apenas ultrapassada em importância por aquelas que conduziam a Roma e a Jerusalém, a peregrinação a Santiago sempre foi uma das mais concorridas da Europa medieval e oferecia a indulgência absoluta a quem a fizesse.

Redescoberta e massificada a partir dos anos 1980, a popularidade da peregrinação a Santiago não para de aumentar e os seus números batem records ano após ano. Embora a esmagadora maioria dos peregrinos/turistas encare, hoje, a peregrinação como uma experiência cultural, e não religiosa, a verdade é que os caminhos que a compõem são percorridos por centenas de milhares de pessoas e muitos deles, nomeadamente os Caminhos Franceses, já fazem parte do Património da Humanidade da UNESCO.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]