Legislativas: Paulo Pisco é o Candidato do PS pelo círculo da Europa

Paulo Pisco é o candidato cabeça de lista do Partido Socialista às próximas eleições legislativas de outubro deste ano, pelo círculo eleitoral da Europa.

Nascido em 1961 Paulo Pisco tem uma Licenciatura em Filosofia e uma Pós-Graduação em Estudos Europeus, embora seja jornalista de profissão. Trabalhava para o Partido, em Bruxelas, quando foi eleito Deputado pela primeira vez.

Paulo Pisco foi eleito Deputado por este círculo eleitoral em 1999, quando foi eleito Primeiro Ministro António Guterres, até 2002, data em que o Presidente Jorge Sampaio dissolveu a Assembleia da República para convocar novas eleições.

Na IX e na X Legislatura Paulo Pisco ficou de fora da lista de candidatos, mas voltou a ser cabeça de lista nas eleições de setembro de 2009, que elegeram José Sócrates Primeiro Ministro. Desde então, nunca mais deixou o Parlamento, sempre candidato pelo círculo eleitoral da Europa.

Nesta Legislatura, Paulo Pisco era Coordenador do Grupo Parlamentar do PS na Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, integrava a Comissão de Assuntos Europeus e era suplente na Comissão de Defesa Nacional.

“Por mais que se faça nas Comunidades, há sempre ainda muito a fazer, tanto junto dos Portugueses residentes no estrangeiro, como em Portugal, para adaptar as estruturas administrativas nacionais e as mentalidades à resposta necessária, para que os nossos compatriotas espalhados pelo mundo se sintam parte integrante dos destinos do país” diz Paulo Pisco. “E o trabalho que tem sido feito pelo Governo, pelo Primeiro Ministro António Costa, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Augusto Santos Silva e pelo Secretário de Estado das Comunidades José Luís Carneiro, representa uma extraordinária convergência de sensibilidades e vontades para valorizar e reconhecer a importância das nossas Comunidades espalhadas pelo mundo. É, por isso, com uma responsabilidade acrescida, sentido de serviço público e abnegação que encaro este novo mandato, com o agradecimento pela confiança que, uma vez mais, em mim é depositada pelo Secretário Geral do Partido, António Costa e pelas estruturas do PS na Europa para levar a bom termo esta missão que representa a causa das Comunidades”, afirma Paulo Pisco.

A Candidatura da Paulo Pisco esteve em perigo na última eleição, quando tudo indicava que a escolha de António Costa ia para Hermano Sanches Ruivo, mas a dupla nacionalidade deste impedia-o de ser eleito pelo círculo eleitoral da Europa. António Costa ainda tentou fazer alterar a Lei no Parlamento, mas em cima das eleições, não obteve o consenso necessário a esta alteração, tendo candidatado Hermano Sanches Ruivo em último lugar na lista de Castelo Branco, para mostrar “o quando esta lei era estranha” como confirmou António Costa ao LusoJornal.

Desta vez, fontes internas ao Partido tinham confirmado há vários meses que a hipótese de candidatura de Hermano Sanches Ruivo não estava em cima da mesa. Durante umas semanas foi evocado o nome de José Luís Carneiro, o atual Secretário de Estado das Comunidades, mas este preferiu ser candidato pelo círculo eleitoral do Porto, como confirmou ao LusoJornal fonte interna do Partido Socialista. O Partido tinha aprovado intenções de apresentar “sempre que possível” uma mulher cabeça de lista e a Secção do Partido Socialista de Paris Île-de-France aprovou um documento onde solicitava que os candidatos por este círculo eleitoral, vivessem na emigração. No entanto, há várias semanas que a candidatura de Paulo Pisco era dada como certa.

Com o anúncio, ontem, da candidatura de Carlos Gonçalves pelo PSD, neste mesmo círculo eleitoral, António Costa optou pela segurança já que Paulo Pisco já é sobejamente conhecido nas Comunidades portuguesas na Europa.

Para esta eleição, tendo em conta o novo universo eleitoral, que passou de 300 mil para 1,4 milhões de eleitores nas Comunidades, António Costa quer eleger dois Deputados pelo círculo eleitoral da Europa. Daí ser importante a escolha dos restantes candidatos, ou pelo menos do segundo candidato da lista socialista.

Em declarações ao LusoJornal, esta tarde, o próprio candidato Paulo Pisco disse não ter ainda confirmada a lista dos restantes candidatos socialistas por este círculo eleitoral.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]