Lusa / Estela Silva

Liga dos Campeões: FC Porto recebe o Marseille na procura de reforçar segundo lugar do Grupo C

O FC Porto recebe hoje os Franceses do Marseille com o objetivo de somar o segundo triunfo consecutivo na Liga dos Campeões em futebol e reforçar a vice-liderança do Grupo C, em embate da terceira jornada.

Os comandados de Sérgio Conceição saltaram para o segundo lugar com um triunfo caseiro por 2-0 face ao Olympiacos, podendo agora afastar-se do conjunto de Pedro Martins caso derrotem o ‘onze’ de André Villas-Boas e contem com a ajuda do líder 100% vitorioso Manchester City, que é anfitrião dos gregos.

O FC Porto tem, em primeiro lugar, de pensar no seu jogo, que chega numa altura complicada, depois da segunda derrota em seis jornadas na I Liga portuguesa, no reduto do Paços de Ferreira (2-3), para o pior arranque na prova em quase 30 anos, que deixa os ‘azuis e brancos’ na quarta posição do Campeonato.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Na Europa, as contas estão mais favoráveis e os ‘dragões’ são favoritos na receção ao Marseille, que chega mais folgado – não jogou no fim de semana, como já havia acontecido aos gregos antes de visitar o Dragão -, mas com um percurso pouco convincente.

Os Franceses venceram os dois primeiros jogos da época, mas, depois disso, só venceram mais dois, em oito, sendo quintos da Ligue 1, com menos seis pontos e menos um jogo realizado do que o líder Paris Saint Germain, que até já derrotaram.

O jogo poderá ser muito importante nas contas do Grupo C e, de qualquer forma, será especial, pois marca o regresso ao Dragão de André-Villas Boas, que, em apenas um ano na “cadeira de sonho”, conduziu o FC Porto a uma memorável época 2010/11.

Então com 33 anos, ganhou a Liga Europa, a I Liga portuguesa, a Taça de Portugal e a Supertaça, com um futebol de alta qualidade e muitos golos (145), e várias vitórias para a ‘lenda’, quatro delas face ao Benfica – incluindo um 5-0 no Dragão e um 2-1 na Luz que selou a vitória no Campeonato – de Jorge Jesus.

Villas-Boas, que saiu para o Chelsea e já passou por Tottenham, Zenit e Shanghai SIPG, volta uma década depois e ao comando de um conjunto com alguns ‘craques’, como Mandanda, Payet, Darío Benedetto ou Thauvin, mas com um coletivo que não ‘assusta’.

Nos outros embates do dia, destaque para a receção do Real Madrid ao Inter de Milão, os dois últimos do Grupo B, da Atalanta ao Liverpool, os dois primeiros do D, e do Lokomotiv, do ‘herói’ Éder, ao Atlético Madrid, do agora goleador João Félix.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]