Liga dos Campeões: FC Porto vai defrontar amanhã o Marseille que já ganhou por duas vezes

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O quinto encontro europeu entre o FC Porto e o Marseille, a contar para a terceira jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, está agendado para terça-feira, pelas 21h00 (hora francesa), no Estádio do Dragão, no Porto.

O FC Porto venceu por duas vezes o Marseille no caminho para a conquista da edição 2003/04 da Liga dos Campeões em futebol, em duelos que foram decisivos para ultrapassar a fase de grupos.

Num agrupamento dominado pelo Real Madrid, de Carlos Queiroz, e no qual o Partizan não logrou qualquer triunfo, a chave foram os dois embates entre os comandados de José Mourinho e os gauleses, na terceira e quarta jornadas.

Depois de um empate em Belgrado (1-1) e um desaire na receção aos ‘merengues’ (1-3), num jogo em que o atua treinador Zinedine Zidane fechou a contagem, o FC Porto foi pressionado a Marseille e ainda mais ficou quando, aos 24 minutos, o marfinense Didier Drogba colocou os franceses na frente do marcador.

Os então detentores da Taça UEFA, conquistada em 2002/03 numa final com o Celtic, estavam obrigados a reagir e conseguiram-no, virando o encontro ainda na primeira parte, com tentos de Maniche, aos 31 minutos, e do brasileiro Derlei, aos 35.

A nove minutos do final, o russo Alenitchev reforçou a vantagem dos ‘azuis e brancos’, já de nada valendo aos franceses o golo de Steve Marlet, aos 84. Com o triunfo, o FC Porto ultrapassou na tabela o Marseille (quatro pontos, contra três).

O jogo no Dragão, à quarta jornada, também era muito importante e os ‘dragões’ deram mais um passo decisivo rumo aos ‘oitavos’, ao voltarem a vencer os comandados de Alain Perrin, bastando, desta vez, um tento solitário de Alenitchev, aos 21 minutos.

Na ronda seguinte, o FC Porto bateu em casa o Partizan por 2-1, com um ‘bis’ do sul-africano McCarthy, e selou o apuramento para a fase seguinte, para, na última ronda, empatar 1-1 no Santiago Bernabéu e acabar no segundo lugar do Grupo F.

Depois, os comandados de José Mourinho superaram, com muita felicidade, o Manchester United e ‘desviaram-se’ de todos os outros ‘tubarões’ até ao título, eliminando Lyon e Deportivo antes do 3-0 ao Mónaco na final de Gelsenkirchen.

Contra todas as expectativas, o FC Porto sagrou-se, assim, Campeão europeu: foi o único cetro que fugiu aos quatro ‘grandes’ nos últimos 25 anos – 11 para Espanha, cinco para Inglaterra e quatro para Alemanha e Itália – e a única final sem pelo menos um dos seus representantes na ‘era Champions’ (desde 1992/93).

Quanto ao Marseille, os ‘azuis e brancos’ encontraram novamente o clube gaulês numa fase de grupos da Liga dos Campeões quatro anos volvidos, e voltaram a impor-se no confronto direto e a atirá-los para a Liga Europa.

O FC Porto deslocou-se mais uma vez a França na terceira jornada e também começou a perder, culpa de um tento de Mamadou Niang, já aos 70 minutos, conseguindo desta vez ‘apenas’ o empate, selado de penálti pelo argentino Lucho González, aos 79 minutos.

Duas semanas depois, no Dragão, a formação de Jesualdo Ferreira impôs-se por 2-1, com tentos do marroquino Tarik Sektioiu, aos 27 minutos, e do argentino Lisandro López, aos 78. Pelo meio, aos 47, Niang voltou a bater o brasileiro Helton.

No final das contas, e num Grupo A que também tinha Liverpool e Besiktas, o FC Porto, apesar de derrotado em Anfield Road por 4-1, acabou primeiro, com 11 pontos, contra 10 dos ‘reds’, sete dos gauleses e seis dos turcos.

Além dos embates com o FC Porto, o Marseille também já defrontou Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Benfica, a primeira vez nas meias-finais da Taça dos Campeões de 1989/90, decididas na Luz pela mão de Vata, que os franceses jamais esqueceram.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]