A Liga dos Combatentes vai ter uma Delegação em Paris

A Liga dos Combatentes vai passar a ter uma Delegação em Paris e o historiador Georges Viaud vai ser o responsável por esta delegação.

Está a ser criada atualmente uma associação que vai passar a chamar-se “Délégation de Paris de la Ligue dos Combattants Portugais” e que vai ter como objeto, “representar todos os combatentes portugueses que combateram pela França durante a Primeira Guerra Mundial e seus descendentes, assim como os antigos combatentes portugueses, residentes em Paris e na Île-de-France que se bateram na África Lusófona”.

A associação também pretende “organizar colóquios, conferências, debates e exposições, assim como encontros para partilhar lembranças e experiências”.

A Delegação de Paris da Liga dos Combatentes surge num contexto muito particular em que se comemora o Centenário da participação do Corpo Expedicionário Português na Primeira Guerra Mundial (1914-18). A associação pretende organizar eventos entre 2017 e 2019, no quadro deste Centenário.

Contactado pelo LusoJornal, Georges Viaud confirma a criação da Delegação de Paris da Liga dos Combatentes, em acordo com o General Chito Rodrigues, Presidente da Liga dos Combatentes, mas não anuncia para já a composição da mesma “porque queremos primeiro apresentar oficialmente a estrutura às autoridades portuguesas em França”.