Liga Europa: Franceses a vencer e a perder em Portugal

A segunda jornada da Liga Europa de futebol decorreu nesta quinta-feira. O Sporting de Braga, o Vitória de Guimarães e o Sporting Clube de Portugal acabaram por ter sortes diferentes. No caso dos Vimaranenses foi um Francês, Evan N’Dicka (na foto), que acabou com as aspirações frente ao Eintracht Frankfurt, enquanto o Sporting Clube de Portugal derrotou o LASK Linz, clube treinado pelo Francês Valérien Ismaël.

A noite europeia trouxe sorrisos e deceções aos protagonistas franceses que andaram pelo território português.

 

Valérien Ismaël, o timoneiro do LASK Linz

O Sporting Clube de Portugal, com o defesa francês Jérémy Mathieu a titular, conseguiu o primeiro triunfo no Grupo D ao vencer por 2-1, depois de estar a perder, na receção aos austríacos do LASK Linz, clube treinado pelo Francês Valérien Ismaël.

Após o desaire por 3-2 no reduto do PSV Eindhoven, os ‘leões’ estiveram em desvantagem, por culpa de um tento de Marco Raguz, aos 16 minutos, mas deram a volta, por intermédio do brasileiro Luiz Phellype, aos 58, e de Bruno Fernandes, aos 63.

Com este triunfo, na estreia europeia de Silas, o conjunto ‘leonino’ é segundo do agrupamento, com os mesmos três pontos do Lask, terceiro, enquanto o PSV venceu por 4-1 no reduto do Rosenborg e lidera, com o pleno de seis pontos.

No final do encontro, Valérien Ismaël falou à imprensa: «Parabéns à equipa. Os jogadores encostaram o Sporting às cordas e durante 85 minutos fizeram tudo bem. Foram corajosos, fizeram pressão como queríamos e tivemos muitas oportunidades. Tudo correu como planeámos. Devíamos ter feito o 0-2 e o 0-3 e teríamos ido para casa com a vitória. A equipa teve um desempenho fenomenal. Esta derrota tem um sabor amargo. Hoje vi um bom jogo. Estou triste, mas amanhã é um novo dia. O Sporting é uma equipa que tem jogadores que, individualmente, podem resolver o jogo e foi o que aconteceu. Temos de analisar o jogo e na próxima vez ser mais consequentes. Estou desiludido por não ganhar, mas o desempenho foi bom. O que eles deixaram em campo foi extraordinário, só posso estar orgulhoso da equipa», assegurou o técnico francês.

 

Evan N’Dicka, herói do Eintracht Frankfurt

O Vitória de Guimarães sofreu a segunda derrota no Grupo F ao perder em casa com os Germânicos do Eintracht Frankfurt, por 0-1.

O Francês Evan N’Dicka marcou, aos 36 minutos, o único golo da partida, permitindo aos Alemães somar os primeiros três pontos, os mesmos de Standard Liège e mais três do que os Vimaranenses.

De notar que Evan N’Dicka, defesa de 20 anos, não é o único francês da equipa que conta também com o defesa Simon Falette, de 27 anos. Do lado do Guimarães, havia dois atletas franceses também, o defesa Florent Hanin e o médio Denis Poha.

O Arsenal, próximo adversário do Vitória de Guimarães, a 24 de outubro, lidera o Grupo F, com seis pontos, depois de ter goleado o Standard Liège, por 4-0.

 

Sporting de Braga e FC Porto derrotados

O Sporting de Braga desperdiçou duas situações de vantagem e empatou 2-2 na receção aos Eslovacos do Slovan Bratislava, em encontro da segunda jornada do Grupo K.

Bruno Viana adiantou os ‘arsenalistas’, aos 31 minutos, mas também na própria baliza, aos 87, já depois de cometer um penálti, que Sporar aproveitou, na recarga a defesa de Eduardo, aos 45+4, enquanto Galeno marcou o outro golo dos bracarenses, aos 63.

Na classificação, o Slovan Bratislava lidera, com os mesmos quatro pontos do conjunto de Ricardo Sá Pinto, enquanto o Wolverhampton é terceiro, com três, depois de vencer por 1-0 no reduto do Besiktas, ainda a zero.

O FC Porto sofreu a primeira derrota no Grupo G ao perder na deslocação ao terreno dos Holandeses do Feyenoord, por 2-0, em jogo da segunda jornada.

Jens Toornstra (49 minutos) e Rick Karsdorp (80) marcaram os golos dos holandeses, que somaram o primeiro triunfo e passam a somar três pontos, os mesmos de ‘dragões’, Rangers e Young Boys, que venceu na Escócia, por 2-1.

A 24 de outubro, o FC Porto recebe o Rangers na terceira jornada do Grupo G, visitando o conjunto escocês a 07 de novembro.

 

Rennes e Saint-Étienne com sortes diferentes na Liga Europa

O Rennes, do médio angolano Eduardo Camavinga, do avançado brasileiro Raphinha e do defesa lusodescendente Damien da Silva, perdeu na deslocação ao terreno da Lazio, onde atua o internacional angolano Bastos.

Quanto ao Saint-Étienne acabou por empatar a uma bola frente aos Germânicos do Wolfsburgo, clube que conta com os Brasileiros João Victor e William Furtado, este último tendo apontado o único golo da sua equipa.

De notar que dois clubes franceses – Rennes e Saint-Étienne – e quatro clubes portugueses – FC Porto, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Sporting Clube de Portugal, estão ainda em prova.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]