LusoJornal / António Borga

Liga francesa oficializa fim da época e confirma PSG como Campeão

O Campeonato francês 2019/20 foi oficialmente cancelado, devido à pandemia de Covid-19, sendo que o título de Campeão foi atribuído ao Paris Saint-Germain, que liderava confortavelmente a prova, anunciou ontem a Liga Francesa de Futebol (LFP).

Dois dias depois de o Primeiro Ministro Édouard Philippe ter anunciado a impossibilidade de retomar a temporada dos desportos profissionais, incluindo a de futebol, o Conselho de Administração da LFP reuniu-se hoje para deliberar sobre o tema, acabando por oficializar o encerramento dos dois escalões profissionais, a ‘Ligue 1′ e a ‘Ligue 2′.

A classificação final das duas competições teve por base “o critério adotado pela Federação Francesa de Futebol nos restantes campeonatos”, informou a LFP.

O título de Campeão da ‘Ligue 1′ foi atribuído ao Paris Saint-Germain, que, na altura da interrupção, em março, liderava a prova com mais 12 pontos e menos um jogo do que o Marseille, segundo classificado, quando faltavam 10 rondas para o final.

Os parisienses, comandados pelo alemão Thomas Tüchel, conquistam, assim, o terceiro título seguido e o sétimo nos últimos oito anos, e garantem o apuramento direto para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada.

O Marseille, treinado pelo português André Villas-Boas, viu confirmado o segundo posto, que lhe permite acompanhar o PSG para a fase de grupos da ‘Champions’, enquanto o Rennes, terceiro colocado, vai disputar o ‘play-off’ de acesso à ‘prova milionária’.

O Lille, de José Fonte, Renato Sanches, Tiago Djaló e Xeka, o Nice e o Reims, quarto, quinto e sexto colocados, respetivamente, seguem para a Liga Europa, ao passo que o Lyon, de Anthony Lopes, que era sétimo classificado do Campeonato, vai ficar fora das competições europeias da próxima época, algo que não sucedia há 20 anos.

Já o Bordeaux, treinado pelo português Paulo Sousa, ficou na 12.º posição.

Por outro lado, foi determinado que descem ao segundo escalão duas equipas, Amiens e Toulouse, da mesma foram que sobem outras duas à principal divisão, Lorient, ao qual foi atribuído o título de Campeão da ‘Ligue 2′, e Lens.

O formato da ‘Ligue 2′ em 2020/21, bem como o sistema de subidas ao segundo escalão e descidas ao terceiro escalão ainda serão decididos numa assembleia-geral da LFP.

A direção da LFP reforçou igualmente a intenção de iniciar a próxima temporada em 22 e 23 de agosto, embora ressalvando que a decisão final levará em linha de conta a opinião das cadeias de televisão que asseguram a transmissão das provas, além das normas definidas pelo Governo francês.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]