LusoJornal / António Borga

Ligue 1: Rui Fonte estreou-se a marcar com o Lille

A 34ª jornada apenas termina nesta quarta-feira com o jogo entre o Rennes de Damien da Silva e o Monaco de Leonardo Jardim. No entanto esta jornada fica marcada pelo primeiro golo do avançado português do Lille, Rui Fonte.

O Lille conta com quatro portugueses no plantel: José Fonte, Xeka, Rafael Leão e Rui Fonte. Nesta altura do campeonato, após 34 jornadas realizadas, o central José Fonte apontou três golos, Xeka marcou dois tentos, e Rafael Leão já vai com oito golos. Apenas um atleta luso não tinha marcado, Rui Fonte.

Frente ao Nîmes no passado domingo 28 de abril, o Lille esteve pouco inspirado na primeira parte que terminou com um empate sem golos. No entanto na segunda parte, a veia goleadora da equipa do Norte da França voltou a surgir.

O avançado francês Loïc Rémy, o médio ofensivo francês Jonathan Bamba, o avançado marfinense Nicolas Pépé, e o lateral turco Zeki Çelik apontaram os quatro primeiros golos da equipa dentro dos 90 minutos de jogo.

No tempo adicional, os ‘Dogues’ apontaram o quinto e último tento da autoria do avançado português Rui Fonte. O avançado tinha entrado em jogo aos 76 minutos, conseguindo marcar o seu primeiro golo com a equipa do Lille aos 90+3 minutos de jogo.

Após 14 jogos realizados para o campeonato, e com uma ausência devido a uma lesão durante a época, o avançado de 29 anos conseguiu marcar o seu primeiro tento.

Com este triunfo por 5-0 frente ao Nîmes, o Lille continua no segundo lugar da Ligue 1 com 68 pontos, mais seis do que o Lyon, e mais nove do que o Saint Etienne.

Na próxima jornada o Lille desloca-se ao terreno do Lyon num encontro decisivo para definir quem ficará no segundo lugar na tabela classificativa, lugar que dá um acesso direto à Liga dos Campeões europeus de futebol.