Ligue 2: Trio lusófono do Lorient segue no pódio

A 26ª jornada do campeonato francês da segunda divisão de futebol, a Ligue 2, terminou na segunda-feira 25 de fevereiro com o triunfo do Lens por 4-1 frente ao Niort. Na liderança nada mudou, O Metz lidera à frente do Brest e do Lorient.

O Metz continua no primeiro lugar da segunda divisão francesa com 56 pontos, isto após a vitória por 2-0, em casa, frente ao Paris FC. De notar que, nesse encontro, do lado da equipa do Metz, o internacional caboverdiano Jamiro Monteiro e o Espanhol Iván Balliu que passou por Portugal ficaram no banco de suplentes.

O trio da frente segue em frente com triunfos.

O Brest do médio franco-português Mathias Autret acabou por vencer por 3-1, em casa, o Grenoble. O médio ofensivo de 27 anos, Mathias Autret, não marcou neste jogo, ele que conta com seis tentos apontados nesta temporada. Com este resultado o Brest permanece no segundo lugar agora com 53 pontos, a três pontos da liderança.

No terceiro lugar com 49 pontos encontramos o Lorient dos defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira. O Lorient venceu por 0-1 na deslocação ao terreno do Clermont do avançado lusodescendente Mathias Pereira Lage, e está a quatro pontos do segundo lugar e a sete do primeiro, aproximando-se um pouco dos dois lugares cimeiros, que dão um acesso direto à subida de divisão.

O quarto e o quinto lugares são ocupados respetivamente pelo Lens e pelo Paris FC com 45 e 43 pontos. O Lens venceu por 4-1 o Niort, enquanto o Paris FC perdeu por 2-0 na deslocação ao terreno do Metz.

Neste lote de equipas, que estão nos lugares cimeiros, contamos com sete lusófonos: o médio caboverdiano Jamiro Monteiro está no Metz, os defesas guineense Houboulang Mendes, brasileiro Felipe Saad e lusodescendente Jonathan Martins Pereira atuam no Lorient, o médio franco-português Mathias Autret joga no Brest, o médio brasileiro Dyjan Azevedo representa o Paris FC, enquanto o defesa franco-caboverdiano Steven Fortes está no Lens.

De notar que dois jogadores lusófonos marcaram nesta jornada. O avançado caboverdiano Vagner Dias Gonçalves, que atua no Nancy, apontou o terceiro tento da sua equipa no triunfo por 3-1 frente ao Gazélec Ajaccio, enquanto o médio lusodescendente Maxime Barthelmé, que joga no Châteauroux, marcou o único golo da sua equipa no empate a uma bola na deslocação ao terreno do Béziers.

Neste momento o melhor marcador lusófono da Ligue 2 é o avançado lusodescendente Tony Maurício do Valenciennes que lidera com sete golos marcados.

Recorde-se ainda que a segunda divisão francesa, a Ligue 2, conta com um Treinador português, Rui Almeida, que venceu com o Troyes na vigésima sexta jornada o Le Havre por 2-1.