Livro de Álvaro Pimenta foi apresentado em Léognan

O livro “Álvaro Pimenta, une vie d’engagements franco-portugais” da autoria da jornalista Sophie Neupert, correspondente local de imprensa, foi apresentado na data simbólica do 25 de abril, às 18h00, no Espace Culturel Georges Brassens, em Léognan (33), localidade onde reside Álvaro Pimenta.

Na apresentação esteve o Deputado socialista eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco, mas também o Maire de Léognan Laurent Barban, para além da autora e de Álvaro Pimenta. O livro foi editado pelas Editions Quatorze, a editora do Comité francês de homenagem a Aristides de Sousa Mendes.

Álvaro Pimenta tem 79 anos, nasceu em 1940 no Minho e começou a trabalhar com apenas 14 anos de idade. Veio para Bordeaux em 1965, com 25 anos. Trabalhou, como muitos outros portugueses, na construção civil e aprendeu a falar português nas obras.

Quando já estava em França há 14 anos, criou a sua própria empresa, e depois criou uma associação franco-portuguesa, um grupo de folclore, uma equipa de futebol e organizou regularmente as comemorações evocativas do 25 de Abril.

Torna-se militante do Partido Socialista em 1981, quando Mittérand chegou ao poder, e em 2001 foi eleito Conselheiro Municipal em Léognan. Voltou aliás a ser eleito em 2008. Por sua iniciativa, Léognan está geminada com Joane.

Em 2003 criou a Secção de Bordeaux do Partido Socialista português e foi eleito membro do Conselho das Comunidades Portuguesas, em representação dos Portugueses residentes no Sudoeste, cargo que ocupou durante dois mandatos sucessivos.

No livro que agora publica, Álvaro Pimenta diz que “nunca esperei ser aquilo que sou hoje”

Os dois prefácios do livro – que tem 140 páginas e 28 ilustrações – são da responsabilidade de Manuel Dias Vaz, Diretor das edições Quatroze, e de Gilles Savary, antigo Deputado francês e antigo Eurodeputado. Também são publicados dois textos, um do Maire Honorário de Léognan, Bernard Fath, e outro de Ivo Sá Machado, antigo Presidente da Câmara Municipal de Joane.

 

[pro_ad_display_adzone id=”24612″]