Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A associação MigraCult e as Éditions Otium organizam em colaboração com a Livraria cooperativa Envie de Lire de Ivry-sur-Seine um encontro em torno do lançamento do livro “Grândola Vila Morena”, na sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 19h30.

A obra, escrita por Jean LeMaître e Mercedes Guerreiro, é o primeiro número de uma coleção das Éditions Otium dedicada às canções que tiveram um impacto histórico.

Quinta-feira, 25 de abril de 1974. Lisboa. Os estúdios da Rádio Renascença. Programa “Limite”. 00h 28mn 19seg .. Neste momento, a música “Grândola Vila Morena” de José Afonso é transmitida. É este o sinal acordado, com o movimento clandestino de Capitães, para lançar a insurreição militar contra o regime fascista em Portugal. Este livro conta este golpe de mestre da música e traça a história da canção e do seu autor.

Quarenta anos se passaram e “Grândola Vila Morena” encontra um novo sopro. Em Portugal e em outros lugares da Europa, a música acompanha, hoje, ações contra a austeridade social, tornando-se num hino internacional de união e esperança.

Para além do autor Jean LeMaître, o encontro, moderado pela Presidente da associação MigraCult Luísa Semedo, conta com as intervenções do historiador Victor Pereira, do dirigente associativo José Barros e ainda com a atuação musical do artista Sou.

 

Libriarie SCOP Envie de Lire

16 rue Gabriel Péri

94200 Ivry sur Seine

Métro Mairie d’Ivry (linha 7)

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 6 Votos
7.3
X