Livro sobre “Grândola Vila Morena” vai ser apresentado em Ivry-Sur-Seine

A associação MigraCult e as Éditions Otium organizam em colaboração com a Livraria cooperativa Envie de Lire de Ivry-sur-Seine um encontro em torno do lançamento do livro “Grândola Vila Morena”, na sexta-feira, dia 20 de setembro, a partir das 19h30.

A obra, escrita por Jean LeMaître e Mercedes Guerreiro, é o primeiro número de uma coleção das Éditions Otium dedicada às canções que tiveram um impacto histórico.

Quinta-feira, 25 de abril de 1974. Lisboa. Os estúdios da Rádio Renascença. Programa “Limite”. 00h 28mn 19seg .. Neste momento, a música “Grândola Vila Morena” de José Afonso é transmitida. É este o sinal acordado, com o movimento clandestino de Capitães, para lançar a insurreição militar contra o regime fascista em Portugal. Este livro conta este golpe de mestre da música e traça a história da canção e do seu autor.

Quarenta anos se passaram e “Grândola Vila Morena” encontra um novo sopro. Em Portugal e em outros lugares da Europa, a música acompanha, hoje, ações contra a austeridade social, tornando-se num hino internacional de união e esperança.

Para além do autor Jean LeMaître, o encontro, moderado pela Presidente da associação MigraCult Luísa Semedo, conta com as intervenções do historiador Victor Pereira, do dirigente associativo José Barros e ainda com a atuação musical do artista Sou.

 

Libriarie SCOP Envie de Lire

16 rue Gabriel Péri

94200 Ivry sur Seine

Métro Mairie d’Ivry (linha 7)

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]