Livros: Adeline Grilo apresenta “Pinhal do Rei” no Consulado de Portugal em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O livro infantil “Pinhal do Rei” cuja autora é Adeline Grilo, com ilustrações de Gonçalo Dias, vai ser apresentado no Salão Eça de Queirós do Consulado Geral de Portugal em Paris esta quinta-feira, dia 23 de março, às 18h30.

“No fatídico dia de 15 de outubro de 2017, mais de 500 incêndios devastaram o Norte e o Centro de Portugal. Um deles, no Litoral Centro, propagou-se com elevada rapidez para Norte, através da Mata Nacional, sem parar nos aceiros ou arrifes, saltando estradas e rios, pela noite dentro, acabando por se extinguir cerca de 40 km a Norte do seu ponto inicial, atravessando 3 matas nacionais e 4 concelhos. 86% do Pinhal do Rei, a Mata de Leiria, foram consumidos pelas chamas” diz uma nota enviada às redações pelo Consulado português. “O incêndio de 2017 torna-se assim o incêndio mais grave na Mata de Leiria de todos os tempos. A consciência dolorosa de que nunca voltaremos a ver o Pinhal do Rei tal como o conhecemos instalou-se aos poucos. Restam-nos as memórias e a esperança de que a natureza volte em breve a prevalecer. Assim, na forma de um conto dos tempos modernos e inspirando-se na lenda, expressão significativa da cultura oral tradicional portuguesa, transmitida de geração em geração, para contar aos mais novos, a desolação e a esperança face a tal desastre. O tema sendo universal, não se limitando a Portugal, mesmo se foi a ideia de partida, o objetivo é de evocar o poder da natureza, a importância do património natural, da transmissão de valores, da vida, com uma nota de esperança para sensibilizar os mais jovens”.

Adeline Grilo nasceu em França e cresceu em Colombes, nos arredores de Paris. Os pais encontraram-se no “bidonville” de Nanterre – o pai vinha da Marinha Grande e a mãe de Sabugal – e sempre guardaram uma ligação forte a Portugal.

Adeline Grilo estudou Línguas Estrangeiras Aplicadas (Alemão / Português) na Universidade Paris IV – Sorbonne. Permaneceu 16 anos em Portugal, na região de Leiria, regressando a França em 2008. É tradutora e assistente de direção.

Apaixonada pelo mundo dos livros, Adeline Grilo participava em “ateliers de escrita”. Foi num destes ateliers que nasceu o seu primeiro livro, “Pinhal do Rei”, agora editado em português e francês pela Textiverso.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]