PSD

Luís Montenegro quer regresso de emigrantes a Portugal e bom acolhimento de imigrantes

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

O líder do PSD, Luís Montenegro, admitiu ontem, em Paris, ter “o grande sonho” de ver regressar os Portugueses que estão fora do país, mas sublinhou que também é preciso receber os imigrantes de forma digna.

“O meu grande sonho é que esta gente [Comunidade portuguesa] regresse ao nosso país, incluindo os jovens qualificados” que saíram, nos últimos anos, de Portugal, afirmou Luís Montenegro em declarações aos jornalistas. “Mas eu sei que isso não é suficiente. Portugal vai ser um país de acolhimento de imigrantes nas próximas décadas e temos de dar uma parte de nós para termos, em Portugal, novos Portugueses, que sejam acolhidos como eles aqui foram acolhidos como novos Franceses”, acrescentou.

Luís Montenegro esteve a realizar um périplo pela Europa, estando no domingo e na segunda-feira na região de Paris, onde visitou a Comunidade portuguesa, as instituições portuguesas em França e as estruturas do PSD no país, após já ter estado na Bélgica, no Luxemburgo e na Alemanha, e antes de seguir para a Suíça.

O líder do PSD visitou ontem de manhã o Monumento à Imigração Portuguesa, em Champigny-sur-Marne (94), onde se situava um dos maiores bairros de lata de França e que acolheu muitos Portugueses.

Segundo Luís Montenegro, Portugal deve esforçar-se por acolher os imigrantes que chegam ao país para que estes não passem as mesmas dificuldades que muitos Portugueses passaram quando chegaram a França nos anos 1960 e 1970, quando muitos tiveram, por exemplo, de viver em bairros de lata. “Devo dizer que me causa uma dupla sensação estar em Champigny-sur-Marne. Em primeiro lugar, de grande respeito, de enorme sensibilidade pelas dificuldades que esta gente passou e, ao mesmo tempo, de enorme inspiração”, referiu. “Eu olho para isto e penso no desígnio que temos pela frente, de acolher imigrantes em Portugal, e nas condições que temos de lhes propiciar para que não passem por aquilo que a nossa diáspora passou há 50 anos”, afirmou o líder do PSD.

É do bom acolhimento dos imigrantes que virá o desenvolvimento de Portugal, a mão-de-obra que o país necessita e a retenção de “pessoas de qualidade”, tal como aconteceu com os Portugueses em França, defendeu o social-democrata.

Luís Montenegro foi depois recebido ontem à tarde, em Dourdan, por um autarca de origem portuguesa, Paulo Carvalho, reunindo-se também com vários autarcas lusodescendentes em França.

Esta terça-feira, Luís Montenegro está na Suíça.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]