Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Um grupo de lusodescendentes, uma das quais residente em França, recebeu na semana passada os certificados de formação do curso intensivo de verão “Língua, Literatura e Cultura Madeirenses”, promovido pelo Governo da Madeira, com o objetivo de estimular a ligação das novas gerações de emigrantes ao arquipélago.

“Aquilo que verdadeiramente nos identifica é a nossa língua, porque é com ela que comunicamos e é através dela que mantemos as tradições e a nossa cultura ativas e valorizadas”, afirmou o Secretário regional da Educação, Jorge Carvalho, durante a entrega dos diplomas, no Funchal.

Os formandos são oriundos de cinco países – 19 da Venezuela, um do Brasil, um dos Estados Unidos, um das Filipinas e um de França – e o curso, com a duração de 100 horas e já na sétima edição, decorreu durante o mês de junho, sob orientação da Faculdade de Artes e Humanidades da Universidade da Madeira.

Esmeralda Silva, filha de pai português emigrado em França e não tem qualquer família na Madeira, diz que esta é uma “ilha do coração” e não perdeu a oportunidade de participar na formação. “Aprendi muito. Quando comecei o curso não falava nada. Hoje falo um pouco. Pouco, pouco, mas falo”, disse com regozijo, vincando que isso é “muito importante”, uma vez que pretende viver na Madeira.

“Foi uma experiência excelente, porque permitiu ter um maior contacto com a cultura madeirense, permitiu aperfeiçoar o nosso falar português, conhecemos muitos aspetos culturais importantes”, disse Walter Duarte, filho de emigrantes madeirenses na Venezuela, que participou no curso.

O Curso Intensivo de Verão: Língua, Literatura e Cultura Madeirenses é um projeto para prosseguir, conforme adiantou o Secretário da Educação. “Hoje, a língua portuguesa é importante também no mundo dos negócios, é uma língua também com valor económico”, disse Jorge Carvalho, estimulando os lusodescendentes a serem “porta-vozes” da cultura madeirense e da língua portuguesa junto das respetivas Comunidades.

Linda de Suza 19/20

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
9.6
X