Raizes

Lyon: 15° aniversário do Grupo folclórico Rio Lima Alto Minho de Caluire

A Associação ACPR de Caluire (69), nos arredores de Lyon, realizou no sábado passado, dia 21 de setembro, o 15° aniversário do Grupo Folclórico Rio Lima Alto Minho.

Este 15° Festival folclórico teve lugar no espaço exterior desta associação e como tem vido a ser habitual, a gastronomia portuguesa não podia falta ao evento. A organização acolheu centenas de pessoas e a festa decorreu ao longo do dia, até à noite, com muita alegria. A música veio logo a seguir à entrega das fitas e das recordações aos participantes.

O baile foi animado pelo cantor Fernando Calheiros e de seguida pelo grupo Os Latinos, vindos da Suíça. O som esteve a cargo de Filipe Ribeiro, Animações Musicais FR.

Participaram no Festival o Grupo de Bombos da Casa da Barca em Lyon, o Grupo da casa, Rio Lima Alto Minho de Caluire, o Grupo etnográfico de Neuville-sur-Saône, o Grupo folclórico Alegria do Minho de Vierson, o Grupo folclórico Juventude do Alto Minho de St Priest, o Grupo etnográfico da Casa de Ponte da Barca de Lyon e, para terminar, o Grupo folclórico Alegrias do Convívio de Gometz-le-Châtel que veio da região de Paris.

Estiveram também presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, António Rabeca responsável do Banco Santander Totta em Lyon, e único patrocinador do evento.

Pela primeira vez, estiveram presentes três Maires num Festival folclórico em Caluire: o Maire da cidade de Rillieux-la-Pape, Alexandre Vincendet, o Maire de Caluire-et-Cuire, Philippe Cochet et a Maire de Vaulx-en-Velin, Hélène Geoffroy.

O Presidente da associação, Fernando Abreu, agradeceu toda a sua equipa e todas as pessoas se empenharam na organização do Festival, assim como a presença de todos os grupos folclóricos e convidados.

Neste contexto, o Cônsul Luís Brito Câmara agradeceu ao Presidente da coletividade e ao responsável pelo Rancho folclórico organizador, José Fernandes, assim como toda a Direção e elogiou os Dirigentes das associações “pelo trabalho que desempenham e que têm na divulgação da nossa cultura e na imagem de Portugal”. Reiterou mais uma vez a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, “tendo em conta a amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal”.

A equipa do programa de rádio Raízes, também esteve presente para fazer o registo e cobertura fotográfica do evento. Este é um programa de rádio dirigido à Comunidade portuguesa, vai para o ar todos os domingos, às 12h00 em 91.5 FM.

Quanto às próximas atividades, a Direção da associação está a preparar uma “grande festa luso-brasileira” que terá lugar já no dia 12 de outubro, pelas 20h00, com a presença do cantor brasileiro Marcus e do português Norberto Ferreira.

Este e os futuros eventos terão lugar na sede da associação, 25 avenue Barthélémy Thimonnier, em Caluire-et-Cuire.

 

[pro_ad_display_adzone id=”23774″]