LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Associação portuguesa de Ste Consorce sem qualquer atividade desde 11 de março

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

A pandemia de Covid-19 condiciona severamente o funcionamento das associações. Por exemplo, o Presidente da Direção da Associação cultural e recreativa dos jovens portugueses de Lyon Oeste (ACRJPLO) de Sainte Consorce (69), nos arredores de Lyon, disse ao LusoJornal que a associação está “com todas as atividades anuladas ou adiadas até nova ordem”.

“Como todos nós sabemos, a nossa associação, não tem sede – o que tem várias vantagens, como a de não ter despesas de aluguer e de manutenção de locais” explica o Presidente Pedro Emanuel. “Mas o lado negativo desta situação, foi que todas as nossas atividades culturais e de lazer tiveram de ser anuladas”.

“Tivemos sorte, mesmo assim, pois duas semanas antes do dia 11 de março, recebemos uma delegação de Bombeiros de Fornos de Algodres, concelho que está geminado com Ste Consorce, onde organizámos um jantar de festa que reuniu cerca de duzentos convivas. Desde essa data e até hoje, foi tudo anulado”.

Para o mês de abril estava agendado um evento com o tema “Jantar e espetáculo cultural” que foi anulado assim como o “Barbecue anual” do mês de junho, onde se reuniam cerca de 180 sócios e não sócios. No mês de setembro, para a “rentrée” também estava previsto o “Concurso de Sueca Azevedo”. Em novembro estava previsto o já célebre “Magusto do S. Martinho” onde habitualmente a associação convidava a população de Ste Consorce a partilhar as castanhas assadas, acompanhadas com Jeropiga, Chouriça e outros enchidos das Beiras, assados nas brasas. Este evento reunia várias dezenas de pessoas das duas comunidades portuguesa e francesa durante a tarde do dia 11 de novembro.

O jantar de fim de ano, onde estaria presente um artista de música popular portuguesa, também já foi anulado junto dos sócios e amigos da ACRJPLO, tendo em conta as condições atuais.

“A ACRJPLO conta já com mais de vinte anos de existência e financeiramente não está com dificuldades, pois não tinha nenhum contrato em curso ou valores de créditos a pagar” explica Ângela, a Tesoureira da coletividade. “E já foi anunciado por correio aos nossos sócios, que as cotas do ano 2020 passariam a ser válidas para o ano 2021. Esperamos sinceramente que esta situação venha a ter uma solução rápida e duradoira, para assim podermos voltar às nossas atividades com mais normalidade. Somos solidários com as outras associações, das quais temos ecos das dificuldades financeiras que vivem”.

A ACRJPLO junta atualmente 85 famílias associadas e é a associação mais “representativa” na região oeste da região de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]