LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Cardeal Philippe Barbarin encontrou crismantes lusodescendentes

No sábado, dia 23 de setembro, a Casa Diocesana de Lyon foi o palco de um encontro de 12 jovens lusodescendentes com o Cardeal Philippe Barbarin. A finalidade deste encontro foi o da entrega das Cartas de Motivação que levam estes jovens a pedirem o Sacramento do Crisma.

Acompanhados pelo Padre Eric Besson, Capelão da Comunidade portuguesa de Lyon, foram recebidos pelo Cardeal Barbarin na sala de honra da Casa Diocesana da cidade de Lyon.

Durante cerca de duas horas instalou-se um diálogo entre os crismantes e o Cardeal, que avaliou os conhecimentos dos jovens postulantes ao Sacramento do Crisma.

O ambiente foi muito aberto onde todos se exprimiam facilmente. O Cardeal Philippe Barbarin exprimiu-se também na língua de Camões, o que fez com que as confidências e os dados da vida de cada um, foram expostos com simplicidade e vontade de partilha.

«Ainda há pouco tempo estive em Portugal, em Viseu, onde encontrei em reuniões vários amigos meus, padres e bispos, mas a minha cidade preferida em Portugal é Coimbra. Aí os Portugueses souberam reunir num pequeno jardim todo o mundo português que se encontrava através do mundo, falo do Portugal dos Pequeninos». confia sorrindo o Cardeal Barbarin. «Conto convosco, e a igreja conta convosco, para falardes de Deus aos vossos amigos, companheiros de trabalho, e às vossas famílias. Receber o Crisma é receber a força que vem do Espírito Santo, para enfrentardes e vencerdes muitas dificuldades da vossa vida. E podeis também contar com a igreja», concluiu o Cardeal Philippe Barbarin no seu diálogo com os jovens adultos deste grupo de crismantes lusodescendentes.

“Gostei deste encontro com o Cardeal. Como homem, é um espetáculo, na maneira de falar e de estar connosco», confia sorrindo, o jovem Rafael.

A grande festa do Crisma terá lugar no dia 15 de outubro, no decorrer da Eucaristia que terá início às 14h30 na Basílica de Fourvière, e onde também se festejará o encerramento do Centenário da aparições de Nossa Senhora em Fátima.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2280″]