LusoJornal / Jorge Campos

Lyon: Carnaval na ACRJPLO de Ste Consorce

No sábado dia 2 de março, a Associação cultural recreativa dos jovens portugueses de Lyon oeste (ACRJPLO), organizou o seu Serão de Carnaval, edição 2019, onde estava previsto um jantar-baile onde os todos estavam convidados a virem mascarados.

Cerca de duzentos convivas dançaram e divertiram-se ao som das músicas carnavalescas apresentadas pelo Dj David “Coconut’s”, que animou assim os convivas noite fora. José Esteves apresentou as suas dançarinas – Cristiana e Olívia – que abrilhantaram e animaram a sala com as suas danças e os seus três desfiles.

“Tivemos a presença do Maire de Ste Consorce, Jean-Marc Thimonnier, acompanhado da sua esposa. Também estavam connosco os Presidentes das associações portuguesas de Ecully e de Lyon 6° e vários empresários portugueses da região oeste lionesa” confiou ao LusoJornal o Presidente Serafim Pacheco.

A nova Direção da associação, eleita em janeiro passado, é composta por Serafim Pacheco (Presidente), Pedro Emmanuel (Vice Presidente), Nelson Pacheco e Karina Batista (Secretários), Rene e Catherine Eperdussin (Tesoureiros), e finalmente Luís Almeida e Rolland Vergnat, responsáveis dos eventos, compras e bar. Outros membros participam mais ativamente nas ações da coletividade: Jean-Batisthe, Franck Galet, Jorge Martins, Palmira Pedro e Lucinda Pacheco.

Ainda no decorrer deste Serão de Carnaval, foram designados os vencedores do concurso dos melhores mascarados da Noite de Carnaval 2019: António e Catarina.

A ementa deste dia foi Arroz de Feijão acompanhado com Carne de porco à moda da Beira, confecionada pelos cozinheiros da associação e teve grande sucesso.

As próximas atividades da ACRJPLO estão agendadas para o dia 23 de junho, com o “Barbecue Anual”. Haverá a partilha de um almoço e jogos tradicionais, nomeadamente a “Pétanque”. A 5 de outubro haverá um serão de dança com espetáculo, mas ainda não se conhece o tema nem o artista. No final do ano, no mês de dezembro, terá lugar o Jantar de Gala de fim de ano, mas também ainda não se conhece a data.

A ACRJPLO tem ainda na sua organização a Secção de Futebol “Loisirs” que participa no Campeonato regional do Rhône “Foot Loisirs”.