Lyon: Festa de verão da Associação Portuguesa de Caluire

A Associação ACPR de Caluire (69), nos arredores de Lyon, realizou a sua Festa de Verão anual no domingo passado, dia 14 de julho, acolhendo na sua sede numerosos sócios e amigos. Estiveram também presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, assim como o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima e esposa. O Presidente da associação, Fernando Abreu, e toda a sua equipa, acolheram centenas de pessoas e a festa decorreu o dia todo até à noite, com muita alegria, música com Fernando Calheiros e boa gastronomia portuguesa.

No seio da ACPR existe também um grupo de folclore, o «Rio Lima Alto Minho» dirigido por José Rodrigues, acompanhado por Rogério, que orientam os 50 membros do grupo nos ensaios e nas saídas, na região de Lyon e em toda a França. A Associação terá dia 21 setembro próximo o seu Festival Folclórico, que constitui sempre um grande sucesso.

O Cônsul-Geral agradeceu ao Presidente da Associação e a toda a Direção pelo convite, pela “excelente organização” do evento e o “bom acolhimento” e relembrou a importância das Comunidades portuguesas, “que contribuem de forma exemplar para o desenvolvimento económico e social da França, continuarem a promover este género de iniciativas, que congregam o que Portugal tem de melhor (convívio, amizade e música), para além de sedimentar e reforçar o bom relacionamento e amizade com a França”.

A este propósito, Luís Brito Câmara reiterou mais uma vez a importância das Comunidades portuguesas serem apoiadas pelas autoridades francesas, como é o caso, e sublinhou que o 14 Juillet é também uma festa para Portugal e os milhares de Portugueses que vivem em França “tendo em conta a amizade e esforços em valorizar e concretizar o excelente relacionamento entre a França e Portugal”.

Por fim desejou a todos umas boas férias e sobretudo apelou a todos para que tenham cuidados redobrados na estrada se forem de automóvel a Portugal, tendo relembrado que Portugal precisa de todos os seus cidadãos, “sobretudo dos nossos compatriotas que residem no estrangeiro, trabalham e honram o seu nome com o seu trabalho e exemplo”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]