Lyon: Filipe Ribeiro diz que setor da animação está a passar por uma fase difícil

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Filipe Ribeiro é gerente de uma microempresa de animação chamada “Animação musical FR” e em paralelo é também responsável de equipa numa empresa de construção e restauro imobiliário na região de Lyon.

Nasceu em Cabeceiras de Bastos, em 1987. Fez o seu percurso escolar com sucesso, obtendo o 12° ano, e uma formação em eletricista de construção. Faz parte das últimas vagas de emigração vindas de Portugal nesta última década porque chegou a Saint Symphorien d’Ozon (69) em 2011. Rapidamente se integrou no mundo do trabalho da sua profissão, mas Filipe Ribeiro tem uma paixão que é a música.

“Em Portugal, logo desde muito novo, comecei a tocar certos instrumentos, como a concertina e o cavaquinho, como autodidata, e comecei também a animar festas de batizados, casamentos, aniversários e outros eventos” disse ao LusoJornal. “Com o tempo formei-me em técnico de som, onde ganhei experiência e comecei a adquirir aparelhagens. Formei uma plataforma de som, com a qual animava eventos como DJ ou até em cantares”.

Durante a semana Filipe Ribeiro trabalha na empresa de construção e aos fins de semana faz funcionar empresa de animação musical.

Neste momento perturbado pela Covid-19, “em 2020 pude trabalhar só entre maio e agosto, e depois de novo tive que parar em outubro todas as animações que já estavam agendadas. Tenho perdas financeiras irreversíveis, claro” disse ao LusoJornal.

Desde 2013 Filipe Ribeiro fez animações para eventos particulares, mas desde 2015 que estabelece contratos com várias associações da região, mas também em Grenoble e até na Suíça. “Eu faço também toda a sonorização de eventos, assim como a animação musical, desde o som para grupos de folclore ou para artistas populares vindos de Portugal” explica Filipe Ribeiro. “Continuo a aceitar de fazer animações para particulares, em festas de contexto familiar ou outras. Espero que rapidamente este estado de pandemia sanitária em que vivemos venha a ser eliminado, pois o investimento que fiz em material tem de ser amortizado no seu devido tempo, para não me criar dificuldades futuras na minha empresa de animação”.

Filipe Ribeiro teve o seu melhor ano de contratos em 2019, com mais de 38 fins de semana completos com animações. Em 2020 fez apenas 24 animações, algumas delas em Portugal.

Além da música, Filipe Ribeiro integra também a Direção da associação do programa de rádio Raízes, onde é o responsável pelas animações e eventos organizados por esta associação já bastante conhecida na região de Lyon.

 

Animações Musicais F.R.

Infos: 07.82.19.00.39

sfpr.29@hotmail.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]