LusoJornal | Jorge Campos

Lyon: Foi benzida e entronizada a nova imagem de N. Sra de Fátima em St Bruno na Croix Rousse

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

No domingo passado, dia 6 de junho, a Comunidade católica portuguesa de Lyon apresentou, no final da celebração da Eucaristia, uma nova imagem de Nossa Senhora de Fátima, que foi benzida pelo padre Matteo, pároco de St. Bruno, na Croix-Rousse.

“Já são perto de vinte anos que aqui, na Croix-Rousse, existe um altar no interior da igreja onde está instalada a imagem da Virgem Maria” disse ao LusoJornal Maria Sinfrósia. “Desde 2002 que a Comunidade portuguesa, com a autorização do pároco dessa época, fez a aquisição de uma imagem e edificou um altar para a acolher. As pessoas da Comunidade reúnem-se aqui para a recitação do Terço e do Rosário”, confirmou a responsável pela Comunidade na Croix-Rousse.

Desde essa data, no mês de outubro, a Comunidade católica portuguesa organiza, no sábado mais próximo do dia 13, à noite, uma procissão de velas que reúne cerca de 300 devotos. Nesta zona da cidade de Lyon vivem muitos Portugueses, essencialmente oriundos da região de Trás-os-Montes, então esta Festa em honra de Nossa Senhora de Fátima está cheia de tradições e de sabores bem Transmontanos. No final da festa religiosa, todos se reúnem e partilham um jantar onde não faltam as especialidades regionais.

“Esperamos que em outubro próximo possamos organizar este encontro de veneração à Virgem, e também de convívio, pois no ano passado não foi possível por causa da Covid-19, o que deixou triste a Comunidade. Deus queira que este ano, em outubro, tudo se reúna para que de novo seja possível este encontro, que já está agendado para o sábado, dia 16, com os horários habituais: procissão de velas com início às 19h00, seguida da celebração da Eucaristia, com o final pelas 21h00. Se não houver ainda o recolher obrigatório, organizaremos também o nosso jantar convívio” explicou Manuel Batista, responsável pela organização.

Na região de Lyon, a Comunidade tem vários pontos de encontros onde se venera a Virgem de Fátima durante o ano, mas sobretudo nos meses das aparições que vão de maio a outubro.

São grupos de famílias ou associações que, em união com as Paróquias francesas, preparam estas festas em honra de Nossa Senhora de Fátima em Feyzin, Brignais, Saint Genis Laval, Saint Fons, Neuville, Bellville, Saint Bonnet de Mure, e também Montluelle, já no ‘département’ de Ain (01).

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]