Lyon: Vanessa Ferreira animou a Noite de Fado da Associação de geminação de Ste Consorce

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

No sábado passado, dia 1 de outubro, a Associação de geminação entre Fornos de Algodres, em Portugal, e Ste Consorce, em França, organizou mais uma Noite anual de Fado. A sala de festas desta localidade francesa dos arredores de Lyon acolheu cerca de 180 pessoas, franceses e portugueses. A Fadista convidada foi Vanessa Ferreira, acompanha à guitarra portuguesa por Filipe de Sousa e à viola de fado por Pompeu Coelho.

“Como todos os anos, exceto durante a pandemia de Covid, nós organizamos este encontro cultural com fadistas e esta expressão musical portuguesa agrada muito ao nosso público” disse ao LusoJornal Pascal Didelet, o Presidente da Associação de geminação.

Durante o serão de fado, em ambiente cabaret, fez-se silêncio e respeito pela presença em palco de Vanessa Ferreira e pelo profissionalismo dos dois músicos que a acompanharam. Foram cerca de duas horas de fado onde se viajou pelos clássicos e também pelas novidades do repertório fadista mais atual.

A Associação propôs especialidades culinárias portuguesas, que correspondiam a este momento, com o incontornável Vinho do Porto e Vinho Verde. No final, 200 pastéis de Nata foram distribuídos “com muito prazer e alegria” pelo público.

“Gostei muito. Já é a quarta vez que aqui venho. Descobri vários talentos de fadistas vindos de várias regiões de França. Sei que estes cantores trabalham no seu dia a dia, e depois consagram muito tempo à paixão de cantarem o fado em encontros como este” disse Clotilde da Silva, presente neste serão e visivelmente contente. “Fiquei encantada com Vanessa Ferreira. Tem uma voz lindíssima para interpretar fado. Gostei muito e para o ano, se puder, estarei de novo presente”.

“Tenho de felicitar a associação de geminação por toda esta organização e também o faço em nome da Communauté de communes CCVL que integrou este serão no seu calendário de espetáculos ‘Intervalle’, com eventos que se realizam no mês de setembro e outubro todos os anos. Gostei de estar presente” declarou por seu lado o Maire de Ste Consorce, Jean-Marc Thimonier.

A próxima atividade da associação, está agendada para 2023, com a participação, em Portugal, na Festa do Queijo da Serra, organizada pelo município de Fornos de Algodres. “Uma delegação com um grande número de aderentes e representantes municipais vai deslocar-se a Portugal por esta ocasião” explicou ainda Pascal Didelet, Presidente da associação que dinamiza esta geminação.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]