Manuel Oliveira recebeu a Medalha de Ouro de Mérito das Comunidades Portuguesas

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

Manuel Oliveira, o fundador e Presidente da Associação Portuguesa de Beneficência, com sede em Le Raincy, foi agraciado com a Medalha de Ouro de Mérito das Comunidades Portuguesas, entregue pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas quando veio a Paris.

O homenageado já tinha recebido as insígnias da Ordem de Mérito, com o grau de Comendador, por decisão do Presidente da República portuguesa.

“Francamente, eu não mereço nenhuma recompensa” disse com emoção Manuel Oliveira. “Quem merece são as pessoas que fizeram mais de 400 mil euros de donativos à associação nestes 34 anos”.

“O senhor Oliveira é, sem sombra de dúvida, um português maior, um português por inteiro, que ao longo da sua vida acabou por marcar esta Comunidade. É alguém que não passou indiferente e que fez a diferença” disse ao LusoJornal o Secretário de Estado das Comunidades. “O senhor Oliveira, com os seus quase 90 anos, dedicou a sua vida a ajudar estes Portugueses e estas Portuguesas que aqui residem, com uma generosidade que é um exemplo e uma inspiração”.

Paulo Cafôfo foi um dos 400 convivas no Jantar da Associação Portuguesa de Beneficência, que teve lugar no ginásio de Montfermeil (93).

“Nós temos uma dívida para com o senhor Oliveira e para com esta associação. Nunca seremos capazes de pagar esta dívida, mas temos o dever de, enquanto Governo – mas mais do que o Governo, esta Comunidade toda – que se revê nesta homenagem a um português maior, que tem feito da sua vida uma dádiva aos outros e é por isso que hoje estou muito satisfeito, como Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas de lhe poder agraciar com esta medalha e dar um abraço que é um abraço de portugalidade, porque nós, Portugueses, distinguimo-nos muito pelos nossos valores, pela forma como lidamos com os outros, e como nos apoiamos uns aos outros. Esta Comunidade aqui é um exemplo e o exemplo maior é, sem dúvida nenhuma, o senhor Oliveira” disse Paulo Cafôfo em declarações ao LusoJornal.

Paulo Cafôfo esteve em Montfermeil acompanhado Embaixador Luís Ferraz, Diretor Geral das Comunidades Portuguesas, pelo Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, e pelo Cônsul-Geral Adjunto, Filipe Ortigão.

“Eu estou muito contente em perceber que esta associação está a continuar o seu caminho, tem um passado com muita importância, estas iniciativas têm muito mérito porque infelizmente as dificuldades continuam a afetar muita gente e se as nossas Comunidades, através deste tipo de ações, puderem ajudar os que mais precisam, é muito louvável” disse Carlos Oliveira.

Manuel Oliveira cedeu precisamente o seu lugar ao novo Presidente da associação, Manuel Pinto Lopes, que assumiu a Direção daquela instituição com o Tesoureiro Chico Chico e com o Secretário Henrique Costa.

“Acho que esta homenagem é extremamente merecida e o facto do Secretário de Estado das Comunidades se ter deslocado propositadamente para este efeito, comprova o carinho que temos pela atividade, e muito concretamente pelo senhor Oliveira, mas também da sua equipa ao longo de todos estes anos” disse o Cônsul de Paris ao LusoJornal.

Na cerimónia estava também o Deputado socialista Paulo Pisco e o antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Carlos Gonçalves, para além dos Maires de várias cidades com quem Manuel Oliveira trabalhou.

A Associação Portuguesa de Beneficência foi criada “por brincadeira” em 1989. “E esta brincadeira já dura há mais de 30 anos, no entanto a pandemia fez com que nós tivéssemos parado durante 3 anos” diz o Presidente cessante.

“Eu não mereço homenagem nenhuma, fiz isto com uma simplicidade muito grande. Quando criámos a associação, começámos por ajudar as equipas de pesquisa contra o cancro, depois chegaram ideias mais diversas para nós apoiarmos hospitais e até para funerais, ajudámos a realizar alguns funerais e outras coisas mais”.

A condecoração foi entregue a Manuel Oliveira em palco, com a mulher ao seu lado – “como sempre, porque ela sempre me acompanhou” explicou o homenageado – e rodeado pelos novos dirigentes da associação e pelos amigos que assistiram ao jantar.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]