Mário Soares teve ontem um “elogio público” na “Académie de Marine”

O antigo Presidente da República portuguesa, Mário Soares, teve ontem um “elogio público” durante a sessão solene da “rentrée académique” da Académie de Marine francesa.

Na sala estava o Embaixador de Portugal em França, Jorge Torres Pereira, convidado pelo Presidente cessante daquela instituição, o “Ingénieur général de l’Armement” Yves Desnoës.

A Académie de Marine é a instituição sucessora da Real Academia da Marinha, fundada em 1752, e o evento teve lugar no anfiteatro Maréchal Foche, da École Militaire, instalações provisórias da Academia enquanto não ficam prontas as obras de renovação do Hôtel de la Marine, prestigioso edifício neoclássico da Place de la Concorde.

O “elogio público” do antigo Presidente da República portuguesa – que era antigo Membro associado da Académie de Marine – esteve a cargo do Contra-Almirante François Bellec, antigo Presidente esta instituição, e que, por sua vez, também é Membro da Academia da Marinha portuguesa.

Durante a cerimónia, o Presidente cessante Yves Desnoës, acolheu o novo Presidente Xavier de la Gorce, que foi Presidente nos últimos anos da Société Nationale de Sauvetage en Mer (SNSM) e antigo Sécrétaire général de la mer.

Depois das palavras de boas vindas do Presidente Yves Desnoës, seguiu-se o discurso de Phillipe Bélaval sobre o projeto de renovação, quase concluído, do Hôtel de la Marine. E antes da alocução inaugural do novo Presidente, Xavier de la Gorce, o “elogio público” a Mário Soares foi feito pelo Contra-Almirante François Bellec.

François Bellec não só teceu o percurso biográfico conhecido de homem político e estadista, que foi Mário Soares, “defensor das liberdades e combatente pelos valores democráticos”, como também do seu persistente e valioso contributo “para a tomada de consciência, a nível global, da importância crucial do mar”, nomeadamente com a criação da Comissão Mundial Independente sobre os Oceanos, que resultou, nos primeiros anos da década de 90, duma sugestão da Delegação de Portugal à Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) para que fosse organizada, a nível mundial, uma grande Conferência internacional sobre o mar.

Tal iniciativa, da autoria do então Presidente português Mário Soares, após aprovação unânime na COI, teve caloroso acolhimento na Unesco, que elegeu 1998 como o Ano Internacional dos Oceanos, e na própria Assembleia Geral das Nações Unidas.

Convidado pela ONU e pela Unesco, Mário Soares concordou em presidir uma Comissão mundial, com o propósito de elaborar um relatório independente sobre os oceanos, a ser apresentado na Conferência Internacional sobre os Oceanos, em fins de 1998, no contexto do Ano Internacional dos Oceanos e em conjunto com a realização, em Lisboa, da Expo-98, que teve precisamente como tema “Os Oceanos: Um Património para o Futuro”.

Foi esse protagonismo do antigo Presidente português “na defesa da importância dos oceanos”, que justificou a sua eleição, em 1999, como Membro Associado da Académie de Marine.

Aliás, enquanto François Bellec tecia o seu elogio, uma imagem de Mário Soares a discursar aquando da sua instalação como Membro da “Académie de Marine” foi projetada no grande écran do Auditório.

Este “elogio público” foi muito aplaudido e incluiu inúmeras referências à aventura marítima dos Descobrimentos, “transmitindo bem a simpatia e cumplicidade que aqueles homens do mar, em França, sentem para com Portugal como país de grande tradição marítima” disse o Embaixador Jorge Torres Pereira.

No quadro da Temporada Cruzada França-Portugal, Portugal vai ser associado à reinauguração do “Hôtel de la Marine”, em 2022, segundo o Presidente da Comissão dos Monumentos Nacionais, Philippe Bélaval. Finalmente, o Presidente Xavier de la Gorce, anunciou a eleição do Almirante José Torres Sobral como membro da “Académie de Marine”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]