Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

José Mourinho (na foto) é o único treinador português a integrar a lista dos 50 melhores da história do futebol, segundo a revista francesa ‘France Football’, que considera o holandês Rinus Michels como o melhor de sempre. O primeiro francês surge na 22ª posição é o atual treinador do Real Madrid, Zinedine Zidane, numa classificação que conta com quatro treinadores franceses.

Rinus Michels, o antigo técnico do Ajax e do FC Barcelona, criador do ‘futebol total’, superou nomes como o britânico Alex Ferguson, o italiano Arrigo Sacchi, o compatriota Johan Cruyff e o espanhol Pepe Guardiola, o único que continua em atividade e que completa o ‘Top-5’.

Rinus Michels, que faleceu em 2005, após conquistar títulos na Holanda, Espanha e Alemanha, assumiria os destinos da seleção do seu país, na qual teve como principal executante o avançado Johan Cruyff, que se tornou no seu maior discípulo.

Em 1999, a FIFA tinha-o nomeado como o melhor treinador do século XX, reconhecendo o domínio e beleza do futebol holandês, nomeadamente na década de 1970, quando foi finalista dos Mundiais de 1974 e 1978, este sem Michels, sendo que mais tarde, em 1988, sagrou-se campeã da Europa.

José Mourinho foi campeão europeu pelo FC Porto, em 2004, e pelo Inter Milão, em 2010, tendo conquistado campeonatos em Portugal, Inglaterra, Itália e Espanha.

Há quatro franceses no ‘Top-50’: Zinedine Zidane (22°), Albert Batteux (28°), Arsène Wenger (32°) e Jean-Claude Suaudeau (50°).

De notar que cinco treinadores, a terem treinado em Portugal, estão nesta lista: o italiano Giovanni Trapattoni (12°), seguido de José Mourinho (13°), do húngaro Bela Guttmann (20°), do inglês Bobby Robson (39°) e do croata Tomislav Ivic (42°).

Os critérios da eleição tidos em conta foram o número de troféus ganhos, a influência no jogo e a personalidade, bem como a duração e o impacto das respetivas carreiras.

Top-5 da revista ‘France Football’:

1. Rinus Michels, Holanda.

2. Alex Fergusson, Escócia.

3. Arrigo Sachi, Itália.

4. Johan Cruyff, Holanda.

5. Pep Guardiola, Espanha.

(…)

13. José Mourinho, Portugal.

22. Zinedine Zidane, França.

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 5 Votos
8.0
X