LusoJornal / Jorge Campos

Meyzieu: Dia da solidariedade recolheu fundos na região de Lyon

No sábado passado, dia 6 de outubro, as associações da região de Lyon, Sueca, St. Priest Futebol e Meyzieu, organizaram, na sala de festas Jean Poperen, em Meyzieu (69) mais um “Dia de Solidariedade” com a animação de vários cantores de música ligeira portuguesa que vivem na região Rhône-Alpes, como por exemplo Fernando e Adriana Calheiros, Chico Alentejano, o Dj Filipe Ribeiro, assim como o humorista Carlinhos da Fansa.

Também estiveram presentes seis grupos folclóricos da região de Lyon: Corações de Alto Minho de Jons, Colombe de la Paix de Bron, Folclore de Jassens, St. Maurice l’Exil, Os amigos de Decines e Rio Lima Alto Minho de Caluire.

Todos estes grupos participaram nas animações e no espetáculo que decorreu durante este dia de sábado.

O objetivo deste encontro era a angariação de fundos com fins caritativos. Cerca de quatrocentas pessoas passaram por esta sala de Meyzieux, cedida gratuitamente pela autarquia local, e isto até altas horas da manhã de domingo.

Também havia vários pratos regionais portugueses, confecionados e grelhados pelos voluntários das associações organizadoras, assim como um serviço de “bar à portuguesa” durante este dia de “festa”.

“Quero agradecer todos os nossos parceiros, empresários do setor da construção civil, que foram muitos, mais de quinze, e à instituição bancária Santander Totta, assim como à Academia do Bacalhau de Lyon” disse Manuel Santos, iniciador deste evento caritativo que vai na sua sexta edição. “Todos participaram com os seus donativos e com a sua presença”.

O principal organizador do evento agradeceu também ao LusoJornal e ao programa Raízes da rádio Plurielle. “A Associação Protetora da Criança de Valadares, na região do Porto, receberá este ano uma parte da soma recolhida, pois este ano queremos também fazer beneficiar uma jovem deficiente em Portugal, Fernanda Maria Simões, que necessita de cuidados médicos, de certo valor que ela não possui”.

Durante o evento, os organizadores angariaram cerca de 5.745 euros que serão agora entregues a estes dois beneficiários. “Estou contente de anunciar este número. É muito inferior ao montante recolhido no ano passado, mas foi o que conseguimos com a implicação e ajuda de todos”.

Manuel Santos aproveitou para lamentar que haja quem pense que o dinheiro foi guardado. “É uma pura e grande mentira e uma falsa acusação” desabafou ao LusoJornal.

Este domingo, dia 7 de outubro, na sede da associação de Meyzieux, foi anunciado o montante dos donativos, no decorrer de um aperitivo onde estiveram presentes o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, António Rabeca, em representação do banco Santander Totta, vários Presidentes de associações e representantes das empresas participantes neste evento. Nos seus discursos, todos felicitaram esta organização e iniciativa caritativa, e também os encorajaram para a sua próxima edição prevista para setembro ou outubro de 2019.