Música brasileira em debate na Maison de l’Amérique Latine

A “Tribune de la Musique” da Maison de l’Amérique Latine de janeiro terá lugar na quinta-feira, dia 16, a partir das 19h00 até às 20h30, dedicada à música brasileira.

A “Tribune de la Musique, des Disques et des Spectacles” ocorre geralmente, todas as segundas quintas-feiras de cada mês, das 19h00 às 20h30 e convida músicos, cantores, intérpretes, compositores, etnomusicólogos, dançarinos, antropólogos, videastas e documentaristas para discutir sobre música da América Latina, seja tradicional, popular e/ou académica, e apresenta CD’s, livros, partituras, filmes em DVD ou vídeo-filmes por ocasião de uma publicação recente.

O encontro será animado par Oscar Barahona, Nelson Gómez, Francisco González e Michel Plisson, e terá duas partes distintas.

A primeira parte será em torno de “Brasil Toca Chora”, uma série de treze episódios, realizados por Oscar Barahona, sobre o Choro brasileiro lançada em 2018 pela TV Cultura, uma rede brasileira de emissoras públicas de educação e cultura, chamada Brasil Toca Choro, e traça um panorama histórico e temático do primeiro género da música urbana tipicamente brasileira, com a participação dos artistas mais virtuosos e criativos da atualidade. No total, 126 músicos pertencentes a diferentes gerações de instrumentistas brasileiros, reúnem-se para oferecer versões originais de obras desse género musical de mais de 100 anos, com arranjos originais e várias formações, que vão do solo à big band.

A segunda parte do encontro terá como foco a maestra ítalo-brasileira, Simone Menezes, radicada em Lille, que conquistou o público europeu com as suas interpretações enérgicas e apaixonadas, conduzindo orquestras como a Orquestra Nacional de Ile-de-France, a Orquestra Sinfónica Nacional da Ucrânia ou a Orquestra Sinfónica de Osaka do Japão. Em abril de 2019, terminou em segundo lugar na prestigiada competição europeia Mawoma para mulheres regentes, celebrada em Viena.

Reconhecida pela sua criatividade e os seus projetos inovadores, Simone Menezes mistura habilmente elementos da música clássica com a música contemporânea e promove novos repertórios, incluindo o repertório latino. Aos 20 anos, criou a sua primeira orquestra no Brasil e recebeu um primeiro prémio do Governo brasileiro. Fundou, então, a Camerata Latino Americana, reconhecida pela Sociedade Internacional de Artes Cênicas em Nova York como um modelo pioneiro de conjunto orquestral na América Latina.

 

Entrada gratuita

Mais informações:

www.mal217.org/fr/agenda/tribune-de-la-musique_10_1576681113

 

Maison de l’Amérique-latine

217 boulevard Saint Germain

75007 Paris

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]