Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Natal está a poucas semanas de chegar e a partir de hoje vamos propor algumas receitas adaptadas à época festiva que se aproxima.

“Nunca se esqueça que alimentar-se de forma equilibrada tem muitos benefícios.” Aqui fica uma receita para deixar a família de água na boca.

Eu sei, os puristas vão dizer o Bacalhau no Natal não é assim… Assim surge o nome de “Mais um Bacalhau de Natal”.

 

Ingredientes

(para 4 pessoas)

4 postas de bacalhau do lombo demolhadas

1 kg de batatas

2 cebolas

3 dentes de alho

1/2 pimento vermelho

50 g de amêndoa laminada

2 ovos cozidos + 1 ovo batido

2,5 dl de azeite

30 g de manteiga

1,5 dl de leite

6 colheres de sopa de maionese

1 folha de louro

Salsa picada q.b. (facultativo)

Sal e pimenta q.b.

Leite para demolhar

Farinha para passar

 

Preparação

Mergulhe as postas de bacalhau em leite frio e deixe repousar durante 1 hora. Descasque as batatas, corte-as ao meio, lave-as e coza-as em água temperada com sal durante 20 minutos.

Escorra as postas de bacalhau, seque-as e passe-as por farinha. Leve ao lume uma frigideira com o azeite, deixe aquecer, junte as postas de bacalhau, deixe-as fritar um pouco de cada lado e disponha-as num tabuleiro de louça ou pirex.

Descasque as cebolas e os alhos, corte as cebolas em meias luas finas e pique os alhos. Deite os alhos na frigideira com o azeite de fritar o bacalhau, leve de novo ao lume e deixe cozinhar até ficarem douradinhos. Adicione a cebola e o louro e deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Junte o pimento cortado em tiras finas sem as sementes e peles brancas, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar mais 5 minutos em lume brando.

Escorra as batatas cozidas, reduza-as a puré, adicione a manteiga, mexa bem, junte o leite e o ovo batido, mexa novamente muito bem, retifique o sal e tempere com uma pitada de pimenta.

Ligue o forno a 180 graus. Espalhe a mistura da cebola em cima do bacalhau e disponha depois o puré em montinhos e à volta utilizando um saco de pasteleiro com boquilha frisada. Coloque depois a maionese em cima do bacalhau em montinhos, polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno durante 20 minutos. Retire, decore com os ovos cozidos picados e salsa picada e sirva quente.

 

Sugestão: Acompanhe este prato com uma salada mista de alface com algumas folhas de rúcula temperada simplesmente com um fio de azeite e vinagre com uma “pedras” de sal, decorada com umas amêndoas laminadas grelhadas.

Nota: Esta receita é uma das milhentas receitas que pode surpreender os seus convivas mas atenção, se os seus convidados estão habituados ao tradicional Bacalhau com couves podem ficar espantados.

Vinho: Para acompanhar Bacalhau é sempre uma “guerra” com os vinhos, algumas pessoas recomendam o Vinho Brancos e outras o Vinho Tinto, mas eu pessoalmente acho que no final a melhor escolha e de certeza aquela que o leitor escolher.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
1.7
X