Nélia Barbosa eleita Campeã do Ano Handisport’2023 pela União Francesa dos Jornalistas Desportivos



A vice-Campeã do Mundo de Kayak – KL1 200 m, Nélia Barbosa, foi eleita Campeã do Ano Handisport’2023 pela União Francesa dos Jornalistas Desportivos (UJSF), uma recompensa entregue aos atletas que “marcaram o ano”. A Campeã francesa que nasceu em Lisboa foi a mais votada pelos cerca de 6.000 jornalistas desportistas de França.

Na mesma categoria tinham sido nomeadas também Nathalie Benoit (Aviron), Gaële Edon (Tiro), Heïdi Gaugain (Ciclismo) e Cécile Hernandez (Snowboard).

Nélia Barbosa já treina para os Jogos paraolímpicos de Paris em 2024.

A atleta nasceu em Lisboa há 25 anos. O pai é da Guiné-Bissau e a mãe é francesa, mas trabalhou em Portugal. “Eu tenho uma ligação forte com Portugal, onde vivi 8 anos e meio. É o meu país de coração, estou muito ligada a Portugal, é um país muito bonito” confessou numa entrevista ao LusoJornal.

Nélia Barbosa começou a fazer canoagem com apenas 10 anos de idade, durante uma colónia de férias na ilha da Córsega e integrou depois um clube em Champigny-sur-Marne (94) que nunca mais deixou.

Com 15 anos de idade, os médicos diagnosticaram-lhe uma neurofibromatose na canela direita e aos 18 anos decidiram que a solução passava pela amputação da parte inferior da perna.

Mesmo assim, a atleta franco-portuguesa continuou a treinar e tornou-se numa das melhores da sua categoria. A escolha atual da União Francesa dos Jornalistas Desportivos (UJSF) só a pode motivar para ganhar ume medalha nos Jogos Olímpicos de Paris deste próximo ano.