Nelson Oliveira em fuga nos Champs Elysées na última etapa do Tour de France 2023

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

Jordi Meeus foi o vencedor da última etapa deste ano do Tour de France, nos Champs Elysées, mas o esloveno Jonas Vingegaard foi o grande vencedor, pela segunda vez, desta 110ª Volta a França em bicicleta.

Os 115,1 quilómetros entre Saint-Quentin-en-Yvelines e a meta final começaram como sempre: os donos das camisolas ‘fugiram’ ao pelotão, para a tradicional foto dos vencedores, momento aproveitado por Pogacar para desafiar Vingegaard a talvez tentar alguma habilidade, o surpreendente ‘super combativo’ Victor Campenaerts (Lotto Dstny) teve o seu momento de glória e até houve tempo para os ciclistas da Uno-X, equipa estreante na prova, se destacarem, assim como os compatriotas do camisola amarela, que ladearam a maior ‘estrela’ velocipédica do seu país.

Mas quando, finalmente, entraram nos Champs Elysées, para as voltas ao circuito final, Pogacar – ‘Pogi’ – atacou, levando ao delírio os milhares de adeptos que coloriam as artérias do coração da capital francesa.

Vários ciclistas tentaram segui-lo. A menos de 30 km da meta, Nelson Oliveira, o português da Movistar, também tentou seguir os esloveno, na companhia de Simon Clarke (Israel-Premier Tech) e Frederik Frison (Lotto Dstny), com o trio a andar duas dezenas de quilómetros na frente do pelotão, chegando mesmo a dispor de 20 segundos de vantagem, um feito fantástico para o ciclista português, a demonstrar toda a classe de que é feito.

“É um orgulho ver um português à frente, aqui nos Champs Elysées” disse ao LusoJornal Fernando Carvalho, que esperava os corredores com o filho Mickael. Definindo-se como um “ciclista praticante” levantou-se cedo para poder estar na linha da frente na chegada do “tour” a Paris e, apesar da chuva, conseguiu lugar na mais bela avenida do mundo. “Segui praticamente todas as etapas pela televisão, como acontece há quase 30 anos” mas esta foi a segunda vez que decidiu levar o filho à última etapa. “Isto são momentos únicos. Já tinha vindo uma vez, e andava para trazer o meu filho há muito tempo. Calhou hoje e parece que Nelson Oliveira também nos quis cumprimentar”.

Porém, Nelson Oliveira e os seus companheiros de aventura, foram ‘apanhados’ já nos derradeiros 10.000 metros, na mesma altura em que a Direção da prova anunciava que, devido ao piso escorregadio, os tempos para a geral seriam registados à sétima passagem pela linha de meta, permitindo que a última volta ao circuito fosse disputada mais tranquilamente por todos.

Depois de exibir-se nas ruas de Paris, Nelson Oliveira foi 69º na etapa, fechando a sua participação na 53ª posição da geral, a 03:08.26 horas do novo bicampeão. Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty) concluiu a sua 11ª presença no Tour no 67º lugar, a 03:37.57, depois de ontem ter sido 149º.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]