Neuville-sur-Saône assinalou 25 anos de geminação com Cabeceiras de Basto

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Neuville-sur-Saône (69), nos arredores de Lyon, celebrou os 25 anos da geminação com Cabeceiras de Basto, em Portugal, programando vários eventos que se realizaram durante duas semanas, entre a segunda-feira, dia 10 de outuro, até sexta-feira, dia 21 de outubro.

Logo no primeiro dia foi inaugurada uma exposição de fotografias de Portugal, intitulada precisamente “Photos du Portugal” na MJC e foi organizada uma prova de vinhos da região do Porto, com outras especialidades, apresentadas por Antoine Pinto.

No dia seguinte, dia 11, foi inaugurada uma outra exposição, “Un Portugal” de Teresa Arroyo Corcobado, segundo o livro homónimo da mesma autora. Por esta ocasião foi proferida uma conferência por Robin Walter, autor do livro de banda desenhada “Maria et Salazar”, na Médiathèque Jacques Brel.

A quarta-feira, dia 12 teve como lema a gastronomia, já que foi organizado um Atelier de Cozinha Portuguesa na MJC da cidade de Neuville-sur-Saône.

Na quinta-feira, a municipalidade organizou um concerto com o músico de Saint-Etienne Manuel Mendes, acompanhado pelo coro “Cantares da Terra”, na Maison de la Musique, e na sexta-feira, dia 14, foi projetado o filme documentário “Le Portugal de terre et d’océan”, com a presença da realizadora Marie-Dominique Massol, no Cinema Rex.

No dia 15 de outubro, o grupo de concertinas “Cantigas à Desgarrada” animou as ruas do centro da cidade, entre as 11h00 e as 12h00 e das 15h00 às 17h00.

No dia 18, o Cinema Rex voltou a projetar um filme português, desta vez escolheu “Vitalina Varela” do realizador Pedro Costa e no dia 19 foi organizado um Atelier de ilustração de postais com Teresa Arroyo Corcobado. Nesse mesmo dia, à noite, teve lugar uma conferência intitulada “Cozinha e Literatura” com prova de especialidades portuguesas na Médiathèque Jacques Brel.

No dia 21 de outubro, dia do encerramento da comemoração dos 25 anos de geminação, foi organizado um jantar com a presença de entidades francesas e portuguesas. O Maire de Neuville-sur-Saône, Eric Bellot, convidou o Presidente da Câmara municipal de Cabeceiras de Basto, Francisco Alves, que se deslocou com a Vereadora Carla Lousada e com Margarida Pacheco, do Gabinete de Apoio à Presidência. Marcaram presença o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, o Conselheiro das Comunidades Manuel Cardia Lima, os antigos Maires de Neuville-sur-Saône, Jean Claude Ollivier e Paul Laffy, tendo sido este último a assinar, em 1997, o Protocolo de Geminação com Joaquim Barreto, então Presidente da Câmara municipal de Cabeceiras de Basto, mas que não pode estar presente. Na origem da aproximação das duas localidades esteve Alfredo da Silva.

A Comunidade portuguesa em Neuville-sur-Saône é importante e está bem integrada, participa na vida deste município e tem uma Conselheira Municipal, Isabelle Bogas, bastante elogiada pelo Maire.

Depois de uma curta paragem devido à pandemia de Covid-19, os dois autarcas querem que a geminação volte a ter um “funcionamento normal”, com intercâmbios, e a Delegação francesa já tem agendada uma viagem a Cabeceiras de Basto.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]