Noite de Fado de Paris juntou “fadistas de cá” na Sala Vasco da Gama


A Rádio Alfa organizou, no fim de semana passado, a 10ª edição da “Noite de Fado de Paris”, na Sala Vasco da Gama, em Valenton. Tereza Carvalho, Cláudia Costa, Lúcia Araújo, Mariana Portugal, Tony do Porto, Adriano Dias e Manuel Miranda. Foram acompanhados à guitarra portuguesa por Manuel Miranda e à viola por Flaviano Ramos e Tony Coelho.

Visivelmente contente com o decorrer do evento, o Diretor Geral da Rádio Alfa, Fernando Lopes, disse que “quando as pessoas entram na porta da Sala Vasco da Gama já estão em Portugal sem passar pela Alfândega”.

Mas também Odete Fernandes, a apresentadora da Noite e coanimadora dos programas de Fado na Rádio Alfa, estava contente porque “a sala está bem composta”.

A primeira edição desta Noite de Fado apenas com artistas da região de Paris decorreu no dia 3 de fevereiro de 2012. “Depois a Covid obrigou-nos a parar dois anos” explicou Fernando Lopes ao LusoJornal, “mas alguns dos artistas já cá estavam, como é o caso de Cláudia Costa, por exemplo” acrescentou Odete Fernandes. Também o LusoJornal já estava em reportagem nessa primeira edição.

A presença de Flaviano Ramos encantou o público, mas também os colegas. Este “histórico” do Fado na região parisiense já regressou definitivamente a Portugal, mas veio propositadamente para encontrar colegas fadistas e participar neste evento importante para dinâmica do Fado na capital francesa.

A surpresa da noite foi Mariana Portugal já que é uma “muito jovem fadista nascida em França” como explicou ao LusoJornal Odete Fernandes. “É uma fadista que ainda está em formação, mas é importante percebermos que o fado em Paris está para continuar e estão a preparar-se reforços”.

O público da Sala Vasco da Gama ficou maravilhado e aplaudiu-a muito, admirado com a potência da voz da jovem cantora e com a forma como encarnou o Fado.

“Desde a primeira hora, a Rádio Alfa sempre tentou ajudar os fadistas que aqui, em Paris, lutam para tentar vencer e às vezes para viver. A nós cabe-nos ajudar” diz Fernando Lopes.

“Durante o ano fazemos pelo menos duas Noites de Fado aqui na Sala Vasco da Gama. Uma delas é organizada com artistas que vêm de Portugal e a outra Noite, esta, é só com artistas que estão cá em França. Por isso chama-se Noite de Fado de Paris, porque as pessoas estão cá em Paris. E é esse mesmo o nosso objetivo, estar a ajudar quem está cá a tentar defender o Fado no dia-a-dia” assume Fernando Lopes.

Desta vez, o jantar foi confecionado e servido pela equipa voluntária da Associação portuguesa de Villeneuve-le-Roi. “Pela primeira vez, fizemos uma aposta com uma associação que veio ajudar. Isto cria mais uma relação entre a Rádio Alfa e o mundo associativo e desta forma tentamos ajudar quem nos ajuda. Desta vez foi a associação de Villeneuve-le-Roi, amanhã poderão ser outras. Desta forma a Rádio Alfa está a defender tudo o que é português e a defender a portugalidade” garantiu o Diretor Geral da estação ao LusoJornal.

Fernando Lopes lembrou que a Rádio Alfa tem ajudado bastantes causas, não apenas na área do Fado. “A nossa Comunidades é uma Comunidade que ajuda muito, algumas das pessoas que não são da nossa Comunidade ficam sempre admirados com o coração da nossa gente e nós ficamos orgulhosos. Mais do que palavras são atos e nós sabemos que a Alfa, quando pede ajuda ao mundo português, empresarial, cultural, associativo, ou outro, estão sempre presentes e para nós é um grande orgulho”.

.

Próximos eventos

No dia 3 de março, a Sala Vasco da Gama vai acolher a Festa do Carnaval, pela primeira vez, com Rodízio brasileiro.

Entre os dias 15 e 24 de março, terá lugar, no mesmo espaço, o Salão da Gastronomia Portuguesa, desta vez com a participação de uma Escola hoteleira de Leiria, cujos alunos e professores virão representar não apenas a gastronomia daquela região, mas também os vinhos.