“Noite de Portugal” em Feyzin viajou pela música portuguesa, do Fado do Rock-Pop

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

No sábado passado, dia 1de abril, a Associação Cultural dos Portugueses de Feyzin (ACPF), em parceria com a “Epicerie Moderne”, polo da cultura do município de Feyzin, na região de Lyon, organizaram mais uma “Noite de Portugal” com a cantora de jazz e de pop-rock Carina Salvado, que interpretou várias das suas criações, que integram o seu último álbum intitulado “Fado PopRock”.

O público, numeroso e muito variado, tanto da Comunidade portuguesa como franceses, do Grande Lyon, aplaudiu o espetáculo que teve como músicos, Bennoît Richaud, na guitarra ritmo, e Michel Moline, no contrabaixo.

“Eu descobri o fado quando tinha 23 anos, mas a minha formação é o jazz desde o início. Em abril de 2000, comecei a criar as melodias e as letras de fado ao descobrir Amália Rodrigues cantando fado. Mas com grandes variantes musicais, onde eu viajo do Rock ao Pop. Sou, pois, autora, compositora e intérprete nestes projetos de Rock electro, que o meu público aprecia muito, e eu também ao criar estas melodias” disse Carina Salvado.

Com cerca de quarenta álbuns editados, em português e em francês, presentes em todos os mercados discográficos nacionais e no estrangeiro, Carina Salvado também produz espetáculos. “Eu tenho a dupla nacionalidade, sou portuguesa e francesa, nasci em Roanne, perto de Lyon”.

Para muitos foi uma agradável descoberta da voz cristalina de Carina Salvado, que deixou boas recordações.

Ainda nesta noite, a jovem cantora Sílvia da Silva subiu ao palco para interpretar canções que são os últimos sucessos de cantoras portuguesas e brasileiras, como Júlia Bi e Rita Rocha. Uma linda voz, cheia de promessas, que animou uma boa parte do jantar que se seguiu ao primeiro espetáculo de Cariana Salvado.

“Eu já participei em vários concursos de canto, em Grenoble e em Montpellier, onde fiquei classificada segunda e terceira. Frequento uma escola de canto em Saint-Bonnet-de-Mure, perto de Lyon, onde ensinam música moderna e variedades. Também estudo piano no Conservatório e tenho também o projeto de ser professora de Espanhol, mais tarde”. Por enquanto Sílvia da Silva tem 15 anos de idade e tem origens em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro.

Durante esta Noite de Portugal, participaram também a fadista vinda de Paris, Conceição Guadalupe, oriunda da ilha da Graciosa, nos Açores, acompanhada pelo guitarrista Lino Ribeiro e por Hélder Jardim à viola, também vindos de Paris. Este ultimo é professor de música e a sua formação de base também é o jazz, na guitarra e no contra-baixo. “Os meus professores foram Jaime Martins e Rogério Ferreira, de Lisboa e hoje acompanho múltiplos fadistas nos serões de fado em França. A minha paixão é a música e em particular o fado” disse ao LusoJornal Hélder Jardim, oriundo da Ilha da Madeira.

Conceição Guadalupe canta fado há cerca de 20 anos, pela primeira vez cantou no início do ano 2000, em Paris, e hoje produz-se em espetáculo por todo o mundo, cantando fado, mas também música ligeira.

Na assistência desta “Noite de Portugal” estiveram o Cônsul-geral de Portugal em Lyon, André Cordeiro, e a Maire de Feyzin, Muriel Laurent, acompanhada de vários autarcas.

A associação ACPF apresentou assim um grande cartaz com música portuguesa, do Fado ao Rock-Pop, tendo o espetáculo finalizado com o Dj Filipe Ribeiro, que animou o fim de serão cultural.

A próxima atividade da associação será festejar o 48° aniversário do 25 de Abril. O evento vai ter lugar no dia 29 de abril, com a projeção do filme sobre Aristides de Sousa Mendes, “O Cônsul de Bordeaux”, seguido de um debate sobre o tema da “Liberdade”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]