Raízes

Noite de Rusgas na associação de Brignais

A Associação cultural e desportiva de Brignais Províncias de Portugal, nos arredores de Lyon, organizou uma Noite de Rusgas à moda de Ponte da Barca, no sábado passado, dia 23 de novembro. Foi no Gymnase Pierre Minissieux em Brignais, que a Comunidade portuguesa foi acolhida, sendo na sua maioria originária da região de norte de Portugal.

Esta associação foi criada em 1988 e o atual Presidente é Lima Ferreira, que tomou posse a 9 setembro 2018. O Grupo folclórico Províncias de Portugal também faz parte da associação e conta com 30 elementos neste momento e tem todo o apoio da atual Direção. Esta coletividade possui 87 sócios ativos.

A associação convidou vários grupos e associações para este evento: Estrelas do Minho de Vaulx-en-Velin, Corações do Minho de Jons, Juventude do Alto Minho de St Priest, Alegria do Minho de Tullins-Fure, Flores de Portugal de Bron, a Rusga da Amizade da Casa de Ponte da Barca em Lyon, e, claro, o grupo da casa, Províncias de Portugal de Brignais.

No decorrer do serão, também foi servida uma feijoada e frango grelhado, confecionados pelas cozinheiras da associação. No bar não faltaram as respetivas bebidas portuguesas.

“Estamos a reerguer esta associação. Muitos pensavam que ela já tinha desaparecido, mas não é verdade, para o provar estamos cá e a casa está cheia com esta nossa quarta edição das Rusgas” disse Lima Ferreira. “A primeira edição das Rusgas foi organizada por Vítor Tinoco, e queremos continuar esta tradição. Todos os anos iremos realizar este evento”.

O Presidente da associação acrescenta que “neste momento a associação tem as portas abertas todos os dias a partir das 10h00, até às 18h00. Em dias de futebol ficamos até à meia-noite”.

O próximo evento desta associação é a festa de Fim de Ano, que será limitada a 50 pessoas, uma vez que será realizado na sede da associação. Os dirigentes estão já a aceitar reservas.

Em maio de 2020, será realizada mais uma Festa em honra da Nossa Senhora de Fátima.

A equipa do programa de rádio Raízes, também esteve presente para fazer o registo e cobertura fotográfica do evento. Este é um programa de rádio dirigido à Comunidade portuguesa, vai para o ar todos os domingos, às 12h00, em 91.5 FM.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]